De acordo com um estudo realizado pela Grayscale Investments – a maior gestora de cripto-ativos do mundo – 26% dos investidores americanos já possuem bitcoin. Destes, 55% entraram no mercado nos últimos 12 meses.
Apesar do declínio momentâneo do preço do bitcoin, a criptomoeda teve um ano de grande sucesso e aumentou seu valor em dólares em 70% em comparação com o primeiro dia de 2021.
Ao longo dos últimos meses, vimos uma série de grandes instituições e investidores institucionais adentrando no mercado de maneira ampla. Grandes bancos, empresas de capital aberto, fundos de investimento e até governos entraram no mercado.
A MicroStrategy provavelmente é o exemplo mais notório, cujas ações da companhia se transformaram em uma espécie de ETF sintético de Bitcoin através da compra alavancada da criptomoeda.
Esses desenvolvimentos podem ser alguns dos motivos pelos quais 26% dos investidores residentes dos EUA possuem bitcoin, na qual 55% entraram no mercado este ano.
Dessa maneira, como aponta o analista do mercado Willy Woo, a rede Bitcoin tem dobrado o número de usuários a cada ano nos últimos 12 anos em ondas de crescimento exponencial.
Os obstáculos financeiros subsequentes de 2020 podem ser outro argumento para os investidores trocarem algumas de suas moedas fiduciárias por bitcoin. Com as medidas extraordinárias dos bancos centrais, as moedas fiduciárias iniciaram um processo de colapso inflacionário.
A diluição do poder de compra do dólar americano foi o principal argumento do CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, bem como do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, responsável por tornar a criptomoeda moeda legal no país.
“Os resultados do 2021 Bitcoin Investor Study confirmam que mais investidores veem valor de longo prazo na adição de Bitcoin e moedas digitais às suas carteiras de investimento”, disse Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale Investments.
O grupo mais ativo a investir no mercado são homens jovens, no entanto, as tendências parecem estar mudando à medida que a porcentagem de pessoas entre 55 e 64 anos interessadas em bitcoin aumentou de 30% em 2020 para 46% em 2021. O entusiasmo entre as mulheres investidoras também está crescendo – de 47% no ano passado para 53% atualmente.
Leia mais: O governo dos EUA está minerando Bitcoin, afirma o conselheiro da Casa Branca