Ícone do site Criptonizando

Melanion Capital se prepara para lançar o primeiro ETF relacionado ao Bitcoin na Europa

A Melanion Capital, uma gestora francesa de ativos financeiros, está se preparando para lançar o primeiro ETF relacionado ao Bitcoin no continente Europeu. Através do produto, os investidores poderão se expor a mineradoras e empresas relacionadas ao setor.

O instrumento recebeu recentemente aprovação da agência regulamentadora francesa e permitirá com maior facilidade a exposição de investidores institucionais a este mercado, relata o Financial Times.

O ETF será lastreado em ações de 30 empresas de mineração e relacionadas à tecnologia blockchain. Segundo a Melanion, o produto estará 90% correlacionado com o preço real do bitcoin.

Segundo o CEO da empresa:

“A maioria dos produtos do sistema financeiro tradicional param no acesso ao bitcoin. […] O ETF foi um verdadeiro desafio por causa das sensibilidades e da política atualmente em torno do bitcoin e dos investimentos em bitcoin.” 

Entre as empresas negociadas através do ETF estão conhecidas companhias relacionadas à indústria de criptomoedas, como Argo Blockchain, Galaxy Digital, Voyager Digital e outras.

Até o momento, apenas Canadá e Brasil aprovaram a negociação de um ETF lastreado 100% em Bitcoin. As agências reguladoras ao redor do mundo, em especial a SEC dos Estados Unidos, têm apresentado resistência para a aprovação do instrumento.

Diversas empresas americanas, incluindo grandes bancos, como o Goldman Sachs e Fidelity, apresentaram pedidos para a criação do instrumento junto à agência reguladora. Até então, nenhum foi aprovado.

A aprovação de um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos é esperado como um grande passo da indústria, que deve trazer maior segurança regulatória para investidores institucionais e instituições.

Você imaginaria que o Brasil seria o pioneiro na aprovação de um ETF de Bitcoin?

Leia mais: Bitcoin SV, criado por falso Satoshi Nakamoto, sofre ataque de 51%

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile