A Deloitte, uma das quatro grandes empresas de contabilidade do mundo, publicou os resultados da pesquisa CFO Signals Survey para o terceiro trimestre no início desta semana.
A pesquisa, realizada entre 1º e 15 de agosto, contou com a participação de 112 diretores financeiros (CFOs) nos EUA, Canadá e México.
A empresa explicou que eles representam grandes empresas diversificadas, observando que 84% dos entrevistados relataram receita superior a US$ 1 bilhão.
De acordo com a Deloitte:
“Quarenta e seis por cento dos CFOs pesquisados esperam que a economia norte-americana esteja em recessão até o ano novo.”
A empresa de serviços financeiros detalhou que os CFOs estão tomando várias medidas para se preparar para uma recessão, incluindo reduzir ou gerenciar de perto as despesas operacionais, controlar o número de funcionários, limitar as contratações e aumentar a produtividade.
Além disso, vários CFOs disseram que estão avaliando seus clientes, serviços e produtos para identificar oportunidades para ajudar suas organizações a sobreviver à recessão.
“Pouco mais de um terço dos CFOs (39%) observou que espera que a economia norte-americana esteja em um período de estagflação até 2023.”
“Outros 15% expressaram uma perspectiva mais otimista, indicando que esperam que a economia da região esteja crescendo com inflação baixa a moderada até 2023”, descreveu a empresa.
Com relação à avaliação do mercado de capitais, 30% dos CFOs acreditam que as ações dos EUA estavam supervalorizadas na pesquisa deste trimestre.
“47% indicaram que as ações dos EUA não estavam nem supervalorizadas nem subvalorizadas, enquanto 24% as consideravam subvalorizadas”, observou a Deloitte.
Muitas pessoas estão preocupadas que a postura agressiva do Federal Reserve leve a economia dos EUA à recessão após o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole, Wyoming.
Entre eles está a senadora norte-americana Elizabeth Warren (D-MA), que disse:
“Estou muito preocupado que o Fed vá levar essa economia à recessão”.
Uma pesquisa independente publicada na semana passada mostrou que 72% dos economistas consultados pela Associação Nacional de Economia Empresarial esperam que a economia dos EUA entre em recessão em meados do próximo ano.
Quase um em cada cinco (19%) economistas entrevistados disse que a economia dos EUA já está em recessão.
Outra pesquisa realizada pela Stifel Financial no mês passado mostrou que 97% dos executivos dos EUA já estão se preparando para uma recessão.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum