Ícone do site Criptonizando

Mineração de Bitcoin traz preocupações para rede elétrica do Texas

Os Estados Unidos ultrapassou a China como líder mundial na mineração de Bitcoin no início deste ano. O Texas, por sua vez, tornou-se um dos estados mais propícios para a atividade no país.

Porém, à medida que mais e mais mineradores se voltam para o Texas, o estado enfrenta uma controvérsia sobre o alto consumo de energia da atividade.

“Eles são porcos de energia, com certeza”, disse Michelle Michot Foss, pesquisadora do Centro de Estudos de Energia à KHOU 11, uma agência de notícias local em Houston.

“Não acho que no Texas, na verdade, fizemos um trabalho ruim em termos de antecipação do crescimento, acho que perdemos isso na compreensão da sensibilidade do sistema a falhas”, acrescentou Foss, falando sobre o potencial falhas na rede elétrica.

A notícia segue um período de crescimento significativo da mineração de criptomoedas no Texas, que, por sua vez, foi acompanhada por comentários otimistas do senador Ted Cruz (R-TX).

Quando a China começou a retroceder em sua indústria de mineração como parte de sua repressão mais ampla à indústria de criptomoedas, o Texas começou iniciativas para ampliar o setor no estado.

Em março deste ano, a Argo Blockchain concluiu a aquisição de 320 acres de terras no Texas para lançar as operações de mineração de Bitcoin. Em abril, a Riot Blockchain comprou outro enorme local de mineração de Bitcoin no Texas por US$ 650 milhões.

Um mês depois que a proibição da mineração na China realmente começou a afetar o mercado, a empresa de mineração chinesa BIT Mining Limited anunciou um investimento em um data center de mineração no Texas de US$ 25 milhões.

O senador Cruz – falando no Texas Blockchain Summit em outubro – disse que o Bitcoin poderia fazer uso dos abundantes recursos de energia do estado, impulsionado a segurança da rede.

“Cinquenta por cento do gás natural neste país que é queimado, está sendo queimado no Permiano agora mesmo no oeste do Texas. Acho que é uma oportunidade enorme para o Bitcoin, porque essa é a energia que está sendo desperdiçada ”, disse o senador.

De acordo com a Universidade de Cambridge, 61% da rede de mineração de Bitcoin é alimentada por fontes não renováveis ​​ou fontes de energia intensivas em carbono, como gás natural.

Leia mais: O bitcoin é o “melhor hedge contra a inflação”, aponta Bloomberg

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile