Ícone do site Criptonizando

Mineradora de Bitcoin é investigada por fraude de valores mobiliários

O escritório de advocacia Pomerantz LLP, com sede em Nova York, lançou uma investigação contra a mineradora de Bitcoin Core Scientific por alegações de que sua liderança esteve envolvida em fraudes com valores mobiliários.

Em um comunicado à imprensa na segunda-feira, a Pomerantz disse que está agindo em nome dos investidores da empresa preocupados com o fato de que “a Core e alguns de seus executivos e/ou diretores se envolveram em fraudes com valores mobiliários ou outras práticas comerciais ilegais”.

Mais especificamente, a empresa citou o relatório do ano passado da empresa de pesquisa de investimentos Culper Research, que disse que a Core havia “vendido demais seus negócios de mineração e hospedagem”, supostamente juntando-os “em uma série de transações questionáveis ​​antes de despejar no mercado através do SPAC.”

A empresa sediada em Austin abriu o capital na Nasdaq por meio de um veículo de aquisição de propósito especial, ou SPAC, em janeiro de 2022. 

No final de dezembro, quando a Core entrou com pedido de falência, as ações da empresa haviam despencado mais de 98%.

O relatório da Culper Research também foi citado em uma ação coletiva de novembro de 2022, que alegou que a Core Scientific não divulgou uma série de circunstâncias financeiras adversas em suas declarações aos acionistas.

O relatório alegou que a Core renunciou a um período de bloqueio de 180 dias de mais de 282 milhões de ações, tornando-as “livres para serem despejadas” em março de 2022, demonstrando que “os iniciados abandonaram qualquer pretensão de se importar com os acionistas minoritários”.

Depois que o relatório foi divulgado em 3 de março, o preço das ações da Core Scientific despencou 9,4% para fechar em US$ 6,98 por ação.

Outros exemplos de supostas atividades fraudulentas da Core destacadas por Pomerantz incluem a empresa sendo acusada pelo agora falido credor de cripto Celsius de adicionar taxas indevidas e “repetidamente” violar suas obrigações contratuais.

Pomerantz convidou os investidores afetados pela falência da Core Scientific para investigar as reivindicações e ingressar em uma possível ação coletiva.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile