Ícone do site Criptonizando

Mineradora de Bitcoin se muda para Círculo Ártico para economizar energia

A Kryptovault AS, empresa norueguesa de mineração de bitcoin, planeja mover suas operações para o norte do Círculo Polar Ártico. 

A realocação é motivada pelo aumento dos custos de eletricidade no país, enquanto as regiões do norte ainda são relativamente pouco afetadas pela crise.

Nos últimos anos, a Noruega se transformou em um centro de mineração de Bitcoin para a região europeia devido às suas políticas verdes. 

Segundo estimativas, 98% da produção de energia no país vem de fontes renováveis.

Eficiencia energética

Conforme relatado pela Bloomberg, a Kryptovault AS pretende migrar a maioria de seus mineradores para a parte mais fria da Noruega. 

O CEO da empresa – Kjetil Hove Pettersen – disse que os preços da eletricidade são 160 vezes mais baratos do que no sul:

Vale a pena notar que a Kryptovault AS produz bitcoin quase inteiramente com energia hidrelétrica.

Isso pode ser considerado outro motivo pelo qual a empresa decidiu se mudar para o norte, uma vez que há muitas fontes de água na região próxima ao Círculo Polar Ártico.

Apesar dessas vantagens, a transição também tem suas desvantagens. 

Pettersen explicou que inicialmente a entidade terá que arcar com algumas despesas significativas, incluindo o transporte do maquinário:

“O projeto de realocação, claro, adicionará outras despesas e complicações, porém, com as condições atuais, é um requisito existencial para fazer isso.”

Atualmente, a Kryptovault AS opera data centers em dois locais no sul da Noruega. 

A escassez de água foi tão significativa nos últimos anos que o governo começou a considerar restrições para salvaguardar o abastecimento doméstico.

Os preços da eletricidade em Oslo dispararam nos últimos dois anos, enquanto os custos na cidade de Tromso, no norte, diminuíram no mesmo período.

Um estudo recente realizado pela Arcane Research determinou que a Noruega produz cerca de 1% da taxa global de hash e é totalmente alimentada por energia renovável. 

Alguns dos principais players locais no campo incluem empresas como Northern Data, Bitdeer, Bitzero e COWA.

Ao longo dos anos, o bitcoin se tornou uma ferramenta de investimento atraente para vários políticos em todo o mundo. 

Um exemplo é o ex-ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega – Sveinung Rotevatn.

No ano passado, ele revelou que detém BTC, classificando o ativo como uma “reserva de valor adequada”. 

Falando de seus principais méritos, Rotevatn afirmou:

“O que pode tornar o Bitcoin tão empolgante é que ele tem algumas das mesmas propriedades [do ouro]. Você não pode descobrir de repente uma tonelada de Bitcoin em algum lugar, dando a um país enormes reservas. Está espalhado uniformemente, cresce lentamente, mas de forma constante, e tem um suprimento finito, portanto, teoricamente é adequado como reserva de valor.”

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile