Ícone do site Criptonizando

Na Tailândia, grandes empresas já estão usando a moeda digital do Banco Central do país

tailandia-criptomoeda-cbdc-bitcoin-economia-banco-central-grande-empresas-sistema-financeiro-notícias

O Banco da Tailândia (BOT) anunciou na quarta-feira (15), que entrou na terceira fase do desenvolvimento de sua CBDC, moeda digital emitida pelo Banco Central.

Vachira Arromdee, governadora assistente do BOT, afirma no relatório da Nação da Tailândia que o banco central “já está usando” seu token para transações financeiras com várias grandes empresas.

O país já trabalha em um decreto digital há algum tempo e “o banco central também está pensando em expandir o uso da criptomoeda para o público em geral”, disse Arromdee

Contudo, ela ressalta que “um estudo abrangente deve ser concluído antes de tomar tal ação”.

Mas não para por aí, o país também planeja começar a usar o token em transações internacionais.

Segundo Arromdee, o Banco da Tailândia passará a usar o CBDC para transações com a Autoridade Monetária de Hong Kong ainda neste ano, a partir de setembro.

O BOT afirma que seu token digital terá um valor “estável” e será sustentado pela reserva internacional do país. Além disso, a iniciativa deve “reduzir o custo das transações financeiras”, aponta o relatório.

Pontos negativos

Como nem tudo é perfeito, Arromdee acrescentou que o “amplo uso público da moeda digital via e-wallets é um grande problema”, o que significa que o banco central “examinará cuidadosamente os prós e contras” da emissão, “incluindo seu impacto na estabilidade financeira”.

Outro ponto, é que, conforme reportou a governadora assistente do Banco da Tailândia, o CBDC pode “ter impactos negativos nos bancos comerciais” ao remover a necessidade de intermediários nas transações financeiras.

CBDCs

Diversos países já entraram na corrida pela emissão de moedas digitais nacionais apoiadas pelo governo em resposta ao crescimento na adoção do bitcoin e outras criptomoedas.

Na China, os testes do yuan digital já começaram em quatro regiões do país, enquanto o Japão anunciou o início de testes de um projeto piloto do iene digital.

Já o Brasil, em outubro, na reunião com os membros do G20, começará a discutir o uso de criptomoeda para substituir o Real. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados recentemente encaminhou um requerimento de informação sobre o Criptoreal para o Banco Central, conforme noticiado com exclusividade pelo Criptonizando.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile