Ícone do site Criptonizando

‘Nenhum banco central está trabalhando em criptomoedas para o varejo’, diz relatório da R3

criptomoedas-cbdc-banco-central-moeda-digital-moedas-digitais

A companhia de blockchain R3 disse em seu relatório do mês de abril sobre criptomoedas emitidas por bancos centrais (CBDC), que nenhuma moeda digital dessas entidades está sendo desenvolvida para o uso de consumidores.

Conforme reportou o Cointelegraph, o documento explica que as CBDCs são divididas em atacado e varejo, sendo que a primeira modalidade é para bancos comerciais, enquanto a segunda pode envolver empresas, pequenas empresas e até indivíduos.

Mas de acordo com o relatório, os projetos de moeda digital dos bancos centrais em todo mundo atualmente, estão voltados para o setor de atacado.

Essa decisão, aponta o texto, é apenas uma nova etapa de modernização para essas entidades independentes, enquanto uma CBDC de varejo é uma oportunidade para estender o acesso ao dinheiro do banco central digital.

“O varejo geralmente se refere ao público em geral, empresas e certas instituições financeiras que atualmente não têm acesso ao dinheiro do banco central. Como resultado, experimentos no espaço são incrivelmente novos”, diz o relatório.

No entanto, o documento ressalta que os bancos centrais de todo o mundo estão começando a comprometer recursos para implementar a CBDC de varejo.

Atualmente, a China é o país onde o desenvolvimento de uma CBDC está mais avançado, e, portanto, o lançamento do Yuan Digital, como será chamada a moeda, deve marcar a primeira criptomoeda emitida por um banco central no mundo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile