Ícone do site Criptonizando

Nigerianos correm para comprar bitcoin em meio ao colapso da moeda

Banco Central da Nigéria

FILE PHOTO: A view shows Nigeria's Central Bank headquarters in Abuja, Nigeria November 22, 2020. Picture taken November 22, 2020. REUTERS/Afolabi Sotunde/File Photo

A queda da naira, a moeda nacional da Nigéria, está levando muitos moradores a recorrer a ativos alternativos, como bitcoin e stablecoins, para preservar sua riqueza.

A exchange peer-to-peer LocalBitcoins marcou um aumento de 258% nas compras de BTC em comparação com os números da semana passada.

Em cerca de um mês, a moeda local caiu significativamente em relação ao dólar, o que espalhou preocupações entre a população.

O pânico se multiplicou quando Godwin Emefiele – Governador do Banco Central da Nigéria – alertou clientes de bancos, indivíduos de alto perfil e políticos para se absterem de retirar naira para convertê-lo em dólar. 

Ele disse que um sistema de vigilância relevante rastreará se tais transações ilegais são cometidas e punirá aqueles que não cumprirem as regras.

A confusão em uma das principais economias da África levou muitos nigerianos a buscar opções de investimento que pudessem servir de proteção contra a inflação. 

Em particular, eles se concentraram em bitcoin e stablecoins.

A popular plataforma de negociação P2P – Paxful – confirmou que os cidadãos da Nigéria demonstraram um interesse crescente por bitcoin durante o primeiro semestre do ano:

“E apesar da crise financeira global, a Paxful está vendo que o interesse em bitcoin não está diminuindo. 

No primeiro semestre de 2022, o volume de comércio na Nigéria atingiu quase US$ 400 milhões, mostrando-nos que os mercados emergentes ainda estão famintos por bitcoin.”

Outros países e o bitcoin

A condição econômica da Turquia, especificamente a alta inflação e a desvalorização da moeda nacional, tornou-se uma razão para muitos turcos converterem seus fundos em bitcoin e USDT para se proteger. 

A Argentina é outro país que luta contra dificuldades monetárias e caos político. 

Mais recentemente, a Argentina proibiu investidores de bitcoin de comprar dólares, como forma para tentar impedir a fuga de capital.

O bitcoin é negociado a cerca de US$ 23 mil, com alta de 8,36% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile