2% da energia russa deve ir para mineração de criptomoedas, afirma vice-ministro de Energia

A participação dos mineradores de Bitcoin (BTC) e criptomoedas pode chegar a 1,5% a 2% do consumo total de energia elétrica da Rússia até o final de 2022, de acordo com o vice-ministro da Energia da Rússia, Pavel Snikkars. 

Durante uma conferência organizada pelo portal de notícias de negócios RBC, o funcionário do governo lembrou que o número do ano passado estava em torno de 1%.

A disponibilidade de eletricidade para mineração em todo o país dependeria do número de usuários que desejam se conectar à rede em um determinado local, acrescentou Snikkars. 

Em certas regiões russas – o vice-ministro mencionou Murmansk como exemplo – capacidades de geração de energia não utilizadas estão sendo oferecidas à indústria de mineração cripto.

Snikkars explicou que a decisão de iniciar a construção de uma usina elétrica, que pode levar até uma década, é baseada em pedidos de potenciais consumidores da região. 

Dessa forma, os mineradores podem também incentivar a construção e a viabilidade econômica de uma série de novos projetos.

Indivíduos que mineram moedas digitais também estão causando problemas por aumentar significativamente o consumo em certos lugares com tarifas baixas de eletricidade, onde a infraestrutura não consegue lidar com o crescente uso de energia, disse o especialista. 

Ele enfatizou que a indústria de energia deve tomar medidas para garantir o fornecimento confiável para outros usuários.

Durante o evento, Pavel Snikkars também falou sobre os esforços para regulamentar a mineração de criptomoedas como uma atividade comercial, expressando o apoio de seu departamento ao projeto de lei apresentado em meados de novembro à câmara baixa do parlamento russo, a Duma do Estado.

O projeto que altera a atual lei “Sobre ativos financeiros digitais” ainda precisa ser aprovado pelo Departamento Jurídico da Duma e revisado pelo Banco Central da Rússia. 

No fórum, o chefe do Comitê Parlamentar do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, disse esperar que os legisladores aprovem a lei antes do final do ano.

As declarações de Snikkars e Aksakov seguem um relatório recente revelando que a demanda por dispositivos de mineração tem aumentado na Rússia nos últimos meses. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço
icon novembro 20, 2024

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
Bitcoin bate alta histórica a caminho dos US$ 100 mil: como a MicroStrategy está colhendo os frutos
icon novembro 21, 2024

Bitcoin já é maior que moedas da Suíça e Rússia

Escrito por João Victor