51 países restringem ou proíbem o mercado de criptomoedas, aponta relatório

“Bitcoin pode chegar em US$400 mil ‘rima’ com a história”, diz estrategista da Bloomberg

Um total de 51 países em todo o mundo impõe alguma restrição ou mesmo proibição ao mercado de criptomoedas, de acordo com um relatório publicado pelo Global Legal Research Directorate (GLRD) da Law Library of Congress.

O relatório foi publicado originalmente em 2018, mas desde então foi atualizado com novos dados.

“Enquanto o relatório de 2018 identificou 8 jurisdições com proibição absoluta e 15 jurisdições com proibição implícita, a atualização de novembro de 2021 identifica 9 jurisdições com proibição absoluta e 42 com proibição implícita”, diz o relatório.

Os banimentos absolutos referem-se àquelas jurisdições que tornam as criptomoedas ilegais. Banimentos implícitos referem-se àqueles que proíbem bancos ou outras instituições financeiras de negociar em criptomoedas ou oferecer serviços a pessoas e empresas que envolvam o setor.

Segundo o relatório, os países que proibiram o mercado são Argélia, Bangladesh, China, Egito, Iraque, Marrocos, Nepal, Qatar e Tunísia.

Nos últimos meses, vimos países como Nigéria e Índia ameaçar a proibição ao mercado, mas posteriormente voltar atrás, principalmente devido à pressão popular e a novas discussões sobre a indústria. 

Entre os países que proibiram o mercado, a China ganhou as maiores manchetes ao longo do ano. Há alguns anos o governo chinês vem impondo restrições ao comércio de criptomoedas. Recentemente, o governo proibiu a mineração de Bitcoin no país, provocando um êxodo em massa de empresas para outras jurisdições.

Antes da repressão à mineração de Bitcoin, a China controlava aproximadamente cerca de metade do hashrate da criptomoeda. Como consequência às medidas autoritárias, os líderes globais de mineração agora são Estados Unidos, Cazaquistão e Rússia, respectivamente.

No Brasil, novas regulamentações para o setor estão em discussão no Congresso. Atualmente, a portaria que regulamenta o mercado é a Instrução Normativa 1888 de 2019.

Você acredita que o Brasil pode banir o mercado de criptomoedas? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitcoin Bonds: entenda como a Cidade do Bitcoin vai ser financiada em El Salvador

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Terraform Labs enfrenta desligamento de produtos e serviços até outubro de 2024
icon dezembro 26, 2024

Justiça de Montenegro nega pedido de extradição de Do Kwon

Escrito por Thiago Barboza
criptomoedas em destaque
icon dezembro 27, 2024

As criptomoedas de destaque de 2024: Um ano de recuperação no mercado

Escrito por Ebo Victor
Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais
icon dezembro 31, 2024

Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais

Escrito por Thiago Barboza