A MicroStrategy, uma das maiores empresas de inteligência de negócios do mundo, obteve um dos melhores crescimentos do mercado acionário. As ações da empresa valorizaram impressionantes 337% em 2023.
Este crescimento superou o também alto desempenho de empresas como Nvidia e Meta, que cresceram respectivamente 234% e 194%. O crescimento da MicroStrategy está diretamente ligada com a estratégia baseada em Bitcoin, que foi iniciada em 2020, sob influência do fundador Michael Saylor.
Como pode ser observado no gráfico abaixo, as ações da empresa estão agora cerca de 40% abaixo da máxima observada em 2021.
Notavelmente, as ações ainda estão muito abaixo dos valores observados no começo dos anos 2000 durante a bolha da tecnologia. Este movimento de mercado demonstra como as bolhas tecnológicas são capazes de inflar de forma artificial o preço de ativos financeiros.
Estratégia Bitcoin
A MicroStrategy começou a acumular bitcoin em 2020, quando converteu grande parte do seu caixa corporativo na principal criptomoeda. Segundo Saylor, este movimento foi incentivado devido à crescente inflação em dólares americanos observado nos últimos anos.
Conforme destacou o executivo em uma série de ocasiões, as propriedades do bitcoin o tornam uma boa reserva de valor.
Após converter quase todo seu caixa, a empresa realizou uma série de empréstimos, que aumentaram consideravelmente o estoque de moedas da empresa. Esta estratégia foi motivada pelas baixas taxas de juros que a empresa possuía por ser uma empresa de capital aberto geradora de caixa.
Com a alta observada no bitcoin em 2023, as ações da empresa, que podem ser classificadas como um tipo de ETF sintético de Bitcoin alavancado, se valorizaram de forma substancial. De fato, as ações da MicroStrategy superaram até mesmo a valorização do bitcoin no período, que praticamente dobrou de preço.