Austin Federa, ex-líder de estratégia da Solana Foundation, anunciou sua saída do projeto após quatro anos para cofundar um novo protocolo voltado para a gestão de redes de alta performance e sem permissão.
Federa disse que a decisão de deixar a Solana foi uma das mais difíceis de sua carreira profissional. No entanto, ele acredita que sua nova posição permitirá que continue envolvido com a rede, agora de uma nova perspectiva.
Seu novo projeto se chama DoubleZero e não se trata de uma Layer 1 ou Layer 2, mas de uma infraestrutura de rede global otimizada para blockchain.
O que esperar do novo protocolo
A proposta do DoubleZero é aumentar a largura de banda e reduzir a latência, com a ambição de suportar dezenas de milhões de transações por segundo.
“Estamos começando com a Solana, mas o DoubleZero será uma infraestrutura neutra de camada base para todas as blockchains de alta performance”.
O diferencial do DoubleZero será o seu modelo de rede baseado em fibra dedicada e cabos submarinos, funcionando de maneira permissionless, ou seja, sem a necessidade de permissão para participação, com contribuintes independentes.
De acordo com o white paper do projeto, ele possibilita o roteamento, rastreamento e priorização das mensagens enviadas, o que melhora a eficiência do sistema. Além disso, as transações de entrada podem ser filtradas para remover spam e duplicatas por hardware especializado, antes de serem enviadas pela rede DoubleZero, o que elimina a sobrecarga dos validadores individuais.
A rede também contará com serviços de verificação, utilizando dispositivos que rodam código aberto para realizar a análise das assinaturas dos dados de entrada. Essas melhorias permitirão que Layer 1 e Layer 2 se libertem de gargalos de comunicação, alcançando um desempenho máximo.
Além de beneficiar projetos de blockchain, o white paper aponta que o DoubleZero poderá ser aplicado em sistemas distribuídos que exigem comunicação rápida e precisa.
O setor de jogos online, por exemplo, pode se beneficiar de uma rede que elimine a latência, algo essencial para a experiência do usuário. Outro caso citado é o treinamento de grandes modelos de linguagem, onde o DoubleZero poderia atuar como a conexão de alta largura de banda entre data centers.