Stablecoins estão prestes a invadir Wall Street! A Intercontinental Exchange (ICE), a poderosa controladora da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Circle. O memorando de entendimento firmado entre as duas gigantes sinaliza uma ousada iniciativa para integrar o USDC ao mercado financeiro tradicional.
Dessa forma, abrindo caminho para a utilização de stablecoins em bolsas de valores, mercados de derivativos e serviços de dados financeiros.
Parceria pode abrir caminho para stablecoins em outras bolsas
Essa colaboração entre a ICE e a Circle, representa um marco na convergência entre o sistema financeiro convencional e o crescente universo dos ativos digitais. A intenção é clara: explorar como o USDC, e o USYC, podem ser utilizados nas infraestruturas da ICE para negociação, compensação, liquidação. E junto a isso, até mesmo em seus serviços de dados. A USYC é uma oferta tokenizada de fundos de mercado monetário da Circle.
Embora o acordo inicial não seja legalmente vinculante, ele demonstra o firme propósito de ambas as empresas. O intuito é concretizar a aplicação dos ativos digitais da Circle no vasto ecossistema da ICE. Essa união de forças pode resultar no desenvolvimento de produtos financeiros inovadores. Incluindo, portanto, derivativos com liquidação baseada em stablecoins, o que traria maior eficiência e potencialmente reduziria custos nas transações.
Jeremy Allaire, cofundador e CEO da Circle, expressou grande entusiasmo com a parceria, afirmando que:
“A reputação da ICE e sua rede global de mercados oferecem um caminho único para que a Circle integre o USDC em novos e importantes casos de uso, e estamos entusiasmados com a oportunidade de inovarmos juntos”.
Lynn Martin, presidente da Bolsa de Valores de Nova York, ecoou esse sentimento, declarando sua crença de que as stablecoins podem coexistir e aprimorar o mercado tradicional:
“Acreditamos que as stablecoins da Circle e as moedas digitais tokenizadas podem desempenhar um papel maior nos mercados de capitais. À medida que as moedas digitais ganham a confiança dos participantes de mercado como um equivalente aceitável ao dólar americano. Estamos animados para explorar os possíveis casos de uso do USDC e do USYC nos mercados operados pela ICE”.
- Utilize o ID de identificação Binance e ganhe bônus do cadastro para investir em criptomoedas.
Enquanto isso, o mercado de Bitcoin permanece em um período de consolidação dentro de um canal descendente, com a resistência imediata na faixa de US$ 87 mil. Esse cenário de estabilidade do Bitcoin serve como pano de fundo para a movimentação estratégica da ICE e da Circle no universo das stablecoins.
CEO da Tether comemora bom momento do setor
Nesse contexto de crescente interesse institucional, Paolo Ardoino, CEO da Tether, a emissora da principal concorrente do USDC, a USDT, declarou que a indústria de criptomoedas acaba de entrar na era do “multiverso das stablecoins”. Em uma série de posts no X, Ardoino afirmou que estamos presenciando um fluxo contínuo de novas soluções de stablecoins. As soluções partem tanto de empresas privadas quanto de governos, impulsionado por uma crescente demanda global.
Ardoino, por sua vez, prevê um rápido crescimento no número de usuários de stablecoins, estimando que a Tether, com seus atuais 400 milhões de usuários, possa alcançar a marca de um bilhão em breve. Além disso, ele atribui esse crescimento a uma abordagem focada na adoção de baixo para cima. Priorizando, portanto, o uso das stablecoins no dia a dia das pessoas.
Essa visão contrasta com a abordagem mais tradicional do setor financeiro, que agora começa a demonstrar um interesse crescente nas stablecoins, como evidenciado pela parceria entre a ICE e a Circle.