Embora tenha algumas ressalvas, o analista de pseudônimo Guy acredita que este ano será bom para o desenvolvimento do Ethereum.
O apresentador da Coin Bureau apontou que está desapontado com o desenvolvimento do ETH nesse início de ano. Afinal, a altcoin passou por uma queda de 34% nas primeiras semanas de 2022.
Todavia, isso não é, segundo o analista, motivo para descrença no potencial da plataforma de contratos inteligentes. Isso porque o ETH não passou por momentos de tensão sozinho.
O bitcoin, por exemplo, corrigiu 28% no mesmo período.
Conforme observado por Guy, mesmo que os investidores de varejo não estejam interessados no ETH agora, as baleias e mineradores continuam comprando o ativo digital.
“Investidores, baleias e mineradores estão acumulando. Uma vez que o ETH faça a transição para um consenso de prova de participação mais limpo, isso pode fornecer o ímpeto para um oceano de capital inundar”.
Ethereum possui muito valor para o mercado
De acordo com o analista, é importante saber separar o valor fundamental do preço.
“Sim, o ETH 2.0 tem sido um bode expiatório há algum tempo. As pessoas estão impacientes quanto ao progresso. Isso é compreensível, mas é igualmente importante avaliar quanto trabalho está sendo feito nos bastidores”.
Além disso, headlines e clickbait não refletem os commits de código.
Guy apontou que, nesse ínterim, há uma infinidade de soluções de dimensionamento de camada 2 que estão criando muito valor na rede do ETH.
“Valor para seus próprios blockchains e valor para a cadeia de base. Valor com maior probabilidade de multiplicar exponencialmente quando a fragmentação for concluída”.
Mas isso não quer dizer que não haja riscos na chegada do Ethereum 2.0
“É tão importante como sempre destacar que existem riscos. A fusão é a maior atualização pela qual o Ethereum passou. Sim, foi rigorosamente testado, mas quando você tem uma atualização que impacta US$374 bilhões em valor, as apostas são incrivelmente altas”.
Ademais, não há certeza que a atualização chegará antes do fim desse ciclo de mercado.
Concorrência também pode afetar o Ethereum
“Não podemos ignorar a ameaça de outras blockchains de camada 1 incrivelmente fortes, Avalanche (AVAX), Solana (SOL), Fantom (FTM), Terra (LUNA) e Cardano (ADA). Todos estão competindo por um pedaço dessa torta de ETH”, finalizou Guy.
LEIA MAIS: Robert Kiyosaki pretende comprar mais bitcoin na queda