Na quinta-feira, a BlackRock apresentou um pedido à SEC para criação do iShares Bitcoin Trust. O veículo de investimento, projetado para rastrear o preço de mercado do bitcoin, visa dar aos investidores exposição ao principal criptoativo.
Em uma nova entrevista com Luke Martin, o analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, diz que a SEC pode estar favorecendo instituições como a Blackrock para serem o principal player no espaço de ativos digitais, em vez das exchanges de criptomoedas.
“Há mais especulações de que a SEC realmente quer empurrar, quer criar vencedores e perdedores nisso e meio que mostrar que o futuro é mais BlackRock do que Binance ou exchanges de criptomoedas e fazer com que a BlackRock talvez até conduza parte dessa movimentação de criptomoedas para empresas mais tradicionais […].
Isso combina com os movimentos recentes da SEC em relação a algumas dessas exchanges. Porque ainda não existe uma estrutura real. Eles estão mais focados nos problemas que veem.”
Balchunas afirmou que o movimento da BlackRock também pode antecipar uma resolução futura da disputa legal entre a Grayscale e a SEC, que surgiu depois que o regulador negou o pedido do gerente de ativos digitais para converter seu fundo de Bitcoin em um ETF.
“A outra teoria é se a BlackRock sabe que a SEC pode perder o caso Grayscale e eles vão liderar isso ou estarão prontos quando o caso for perdido e, de repente, isso abrir a porta para os ETFs Bitcoin”.
De acordo com Balchunas, a BlackRock tem um excelente histórico de aprovação de ETFs.
“Curiosidade: o recorde da BlackRock de obter ETFs aprovados pela SEC é 575-1. Essa é outra razão pela qual isso é tão grande. Eles não brincam.”