Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, surpreendeu o mundo ao anunciar que pretende transformar o Bitcoin em uma moeda oficial do seu país. Agora, o nosso vizinho, o Paraguai, pode ser o próximo a fazer o mesmo.
“Na próxima semana, irei enviar para o Congresso um projeto que tornará o Bitcoin uma moeda de curso legal em El Salvador.
No curto prazo, isso trará empregos e ajudará a prover inclusão financeira para milhares que estão na economia informal.”, disse Nayib Bukele.
Através da rede relâmpago do Bitcoin, a Lighting Network, em uma parceria com a Strike, os moradores do país poderão realizar micropagamentos e enviar remessas internacionais sem as taxas abusivas do sistema Swift.
Com a ajuda da Blockstream, uma série de satélites conectados à rede Bitcoin vão permitir a realização de transferências mesmo em locais sem acesso à internet.
Essa implementação pode transformar El Salvador em um dos maiores centros financeiros do mundo, enriquecendo o país de 6,4 milhões de habitantes, enquanto empurra a adoção da revolução monetária digital.
O Paraguai
Entusiasmado com a proposta de El Salvador, o deputado paraguaio Carlitos Rejala demonstrou grande interesse em implementar o Bitcoin em nosso país vizinho.
“Como dizia há muito tempo, nosso país precisa avançar de mãos dadas com a nova geração.
Chegou o momento, o nosso momento.
Esta semana começamos com um importante projeto para inovar o Paraguai na frente do mundo!
O verdadeiro para a lua #btc #paypal “
O deputado também adicionou como foto de perfil o ‘lazer eyes’, os olhos de lazer, colocados por bitcoiners como um sinal de apoio à criptomoeda. O mesmo foi feito pelo presidente de El Salvador.
O deputado destaca que a população bancarizada do país é de apenas 39%, o que reforça a utilização da criptomoeda como meio para integrar a população a uma rede financeira e monetária para transferência de valores.
A implementação do Bitcoin em El Salvador está quase certa, visto que o presidente tem apoio massivo nas câmaras legislativas do país. No Paraguai, a popularidade da medida ainda não está clara.
Mas caso ambos países avancem nestes objetivos, este será um grande passo para a América Latina e para o Bitcoin.
Você acha que o Brasil deveria fazer o mesmo? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Bitcoin tem nova queda de 10%. O que vêm pela frente?