Apple ameaça remover rede social baseada em bitcoin

A Apple emitiu um aviso à empresa de rede social descentralizada, Damus, com expulsão da App Store se não remover um recurso que permite pagamentos em Bitcoin.

O Damus, que é baseado em um protocolo de mídia social descentralizado Nostr, foi desenvolvido como uma alternativa ao Twitter e é apoiado por Jack Dorsey. 

Desde sua estreia em fevereiro deste ano, o aplicativo enfrentou dificuldades significativas ao tentar ser listado na App Store global da Apple devido à sua natureza descentralizada, que normalmente está associada à falta de moderação de conteúdo.

No desenvolvimento mais recente, Damus foi ao Twitter para revelar que a gigante da tecnologia deu 14 dias para remover um recurso chamado “Zaps”. 

Ele permite a distribuição de recompensas bitcoin como gorjetas por meio da integração do widget Lightning Network. A Apple alegou que esse recurso violava seu requisito de compra no aplicativo.

A Apple disse que “embora as gorjetas ou doações possam ser opcionais se estiverem conectadas ou associadas ao recebimento de conteúdo digital, elas devem usar a compra no aplicativo de acordo com as diretrizes”.

“Este seria um divisor de águas: se as pessoas não puderem realizar transações p2p livremente em sua plataforma, isso terá enormes implicações para todo o ecossistema de aplicativos com integração LN e v4v.”

Esta não é a primeira vez que Damus se depara com problemas. No mês passado, o aplicativo foi banido da App Store da Apple na China.

Instando a Apple a corrigir seu erro, um criador da Nostr esclareceu que os usuários do aplicativo Damus não estão “recebendo conteúdo de criadores de conteúdo digital” e que o conteúdo é postado na rede por meio de muitos clientes, o que é totalmente gratuito para todos.

Ele acrescentou que os usuários não estão “pagando pelo conteúdo” e “nada está sendo comprado”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza