O youtuber e mochileiro Eliezer Tymniak, do canal Via Infinda, viajou para a Argentina, onde mostrou a situação econômica crítica que o país vem passando.
No vídeo “O Colapso Da Argentina – Dentro de um país impossível de se viver”, Eliezer foi a um restaurante com três amigos para comer a tradicional parrillada, um mix de carnes assadas. No entanto, algo chamou a atenção do youtuber.
Ao pagar a conta, dois valores foram apresentados, um em pesos argentinos, e outro em reais brasileiros. No entanto, o valor em reais estava 40% menor em relação ao valor em pesos, um baita desconto.
“Eles te dão um super desconto se você pagar diretamente com o real brasileiro. Faz as contas aí. Para eles é mais vantajoso receber em uma moeda estrangeira do que receber pesos argentinos”.
Na prática, esta precificação é um reflexo do câmbio verdadeiro do país. Com o governo limitando o acesso da população ao dólar a US$ 200 por mês, a diferença entre o câmbio oficial e o paralelo chegou até 160%, como destaca o Poder360.
Veja o vídeo completo:
Hiperinflação na Argentina
A Argentina vem passando por uma crise monetária nos últimos anos. Desde 2008, o peso argentino perdeu 98% do poder de compra em relação ao dólar americano.
Ao considerar a desvalorização do dólar no período, a moeda argentina perdeu praticamente todo o seu valor nos últimos 14 anos. Como consequência, quem possuía economias em pesos sem nenhum rendimento perdeu tudo com o passar do tempo.
Bitcoin, criptomoedas e mesmo stablecoins estão se tornando alternativas cada vez mais viáveis para a população do país.
Mesmo com a alta volatilidade do mercado, as criptomoedas ainda conseguem superar a perda de valor constante do peso argentino.
Leia mais: Inflação na Argentina atinge 12% no mês