Argentinos dão desconto de 40% para quem paga em reais, mostra youtuber

Via Infinda - Argentina, inflação, economia

O youtuber e mochileiro Eliezer Tymniak, do canal Via Infinda, viajou para a Argentina, onde mostrou a situação econômica crítica que o país vem passando.

No vídeo “O Colapso Da Argentina – Dentro de um país impossível de se viver”, Eliezer foi a um restaurante com três amigos para comer a tradicional parrillada, um mix de carnes assadas. No entanto, algo chamou a atenção do youtuber.

Ao pagar a conta, dois valores foram apresentados, um em pesos argentinos, e outro em reais brasileiros. No entanto, o valor em reais estava 40% menor em relação ao valor em pesos, um baita desconto.

“Eles te dão um super desconto se você pagar diretamente com o real brasileiro. Faz as contas aí. Para eles é mais vantajoso receber em uma moeda estrangeira do que receber pesos argentinos”.

Na prática, esta precificação é um reflexo do câmbio verdadeiro do país. Com o governo limitando o acesso da população ao dólar a US$ 200 por mês, a diferença entre o câmbio oficial e o paralelo chegou até 160%, como destaca o Poder360.

Veja o vídeo completo:

Hiperinflação na Argentina

A Argentina vem passando por uma crise monetária nos últimos anos. Desde 2008, o peso argentino perdeu 98% do poder de compra em relação ao dólar americano.

Ao considerar a desvalorização do dólar no período, a moeda argentina perdeu praticamente todo o seu valor nos últimos 14 anos. Como consequência, quem possuía economias em pesos sem nenhum rendimento perdeu tudo com o passar do tempo.

Bitcoin, criptomoedas e mesmo stablecoins estão se tornando alternativas cada vez mais viáveis para a população do país. 

Mesmo com a alta volatilidade do mercado, as criptomoedas ainda conseguem superar a perda de valor constante do peso argentino. 

Leia mais: Inflação na Argentina atinge 12% no mês

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza