A Athena Bitcoin, uma operadora de caixas eletrônicos (ATMs) de bitcoin, está pronta para instalar 1.500 novas máquinas em El Salvador em meio a adoção da criptomoeda no país.
O financiamento de US$ 1 milhão ajudará a colocar as operações em andamento, incluindo a contratação de mais funcionários e a abertura de um escritório antes da Lei Bitcoin entrar em vigor em 7 de setembro.
Matias Goldenhorn, diretor da Athena na América Latina, disse que, embora a possibilidade de sucesso de sua empresa em El Salvador fosse incerta, era “emocionante”.
Em 8 de junho, o Congresso de El Salvador aprovou um projeto de lei proposto pelo presidente Nayib Bukele dando ao bitcoin curso legal ao lado do dólar americano.
Os caixas eletrônicos de criptomoedas são vistos como uma forma de as pessoas interagirem com o mundo físico, especialmente aqueles que não são versados em criptomoedas, acrescentou Goldenhorn.
“Se a adoção ganhar força, 1.500 caixas eletrônicos são aproximadamente um em cada 4.000 pessoas. Nos Estados Unidos costumávamos fazer um em cada 150.000, depois um em cada 100.000… Mas aqui poderia ser ainda mais.” – Disse Goldenhorn.
O diretor também disse que sua empresa estava procurando traçar uma logística de uma “maneira diferente” e estabelecer parcerias com instituições financeiras locais.
Em vez de ficar em sua “zona de conforto de lucro” nos Estados Unidos, o Athena decidiu perseguir os países ao sul da fronteira, acrescentou Goldenhorn. “Nós realmente acreditamos na missão de levar isso às pessoas que mais precisam.”
Leia mais: Importante indicador mostra grande fluxo de dinheiro voltando para o Bitcoin