Embora a SEC tenha aprovado os ETFs spot de Ethereum, eles ainda não começaram a ser negociados, pois a Comissão precisa liberar os formulários S-1 desses produtos financeiros.
Desde o prazo final de 31 de maio para a apresentação dos primeiros rascunhos dos registros S-1, os emissores dos ETFs aguardam por uma atualização da SEC.
No entanto, até o momento da escrita deste artigo, nenhuma comunicação definitiva foi feita pela Comissão liderada por Gary Gensler. A expectativa é que o regulador libere comentários sobre os formulários nesta semana. Inclusive, o analista de mercado Nate Geraci indicou em uma postagem na rede social X que pelo menos um dos gestores que protocolaram o pedido receberá comentários da autoridade regulatória nos próximos dias.
A falta de clareza da SEC antes da aprovação da regra 19b-4 levou alguns emissores a desistirem da corrida, entre eles a Ark Invest, de Cathie Wood. Em comunicado oficial, a empresa reafirmou sua crença no “potencial transformador e valor a longo prazo” do Ethereum, mas decidiu que não buscará mais um produto ETF da altcoin.