O Banco do Canadá pode estar considerando abandonar seu projeto de moeda digital (CBDC), que estava em desenvolvimento há sete anos. A notícia foi divulgada pela CBC News, mas, até o momento da escrita do artigo, a instituição não fez um anúncio oficial sobre a suspensão de suas pesquisas nesse sentido.
Vale mencionar que, no mês passado, o líder do Partido Conservador Canadense, Pierre Poilievre, expressou forte oposição ao desenvolvimento de uma CBDC no país, prometendo proteger o uso de dinheiro em espécie e rejeitar a digitalização econômica proposta pelo governo.
Além disso, o político manifestou apoio ao Projeto de Lei C-400 do deputado Ted Falk, que visa proibir a implementação de uma moeda digital central no Canadá.
CBDC a nível mundial
Atualmente, 134 países, que representam 98% da economia global, estão explorando moedas digitais. Destes, 44 nações estão ativamente pilotando projetos de CBDCs.
No mesmo contexto global, o Banco Central da Austrália decidiu abandonar o desenvolvimento de uma CBDC voltada para o varejo. Em vez disso, optou por focar em uma moeda digital para transações de atacado.
Segundo a instituição, uma CBDC voltada para o varejo apresenta desafios para a estabilidade financeira e a implementação da política monetária. Por outro lado, uma CBDC de atacado representa mais uma evolução do que uma revolução nas disposições numerárias.