A ByteDance, empresa dona do Tiktok, está sendo obrigada a deixar o mercado dos Estados Unidos. A companhia deverá vender a rede social de vídeos curtos até começo de 2025, caso queira continuar na região.
Neste contexto, propostas para comprar a rede social estão surgindo. Uma destas propostas foi feita pelo bilionário Frank McCourt, que é investidor em uma série de projetos relacionados ao mercado de criptomoedas.
McCourt é investidor da Frequency, uma parachain da rede Polkadot, e do Decentralized Social Networking Protocol, que tem como objetivo descentralizar o mercado de redes sociais.
Em documento, McCourt afirmou que está buscando apoio para comprar a rede social nos Estados Unidos:
“A fundação de nossa infraestrutura digital está quebrada, e é hora de consertá-la. Podemos, e devemos fazer mais para salvaguardar a saúde e o bem-estar de nossos filhos, famílias, democracia e sociedade.
Acreditamos que podemos preservar — e aprimorar — a experiência do TikTok, dando aos indivíduos e criadores na plataforma o valor e o controle que merecem em relação a quem tem acesso aos seus dados e como eles são usados.”
Além disso, o DSNP também foi citado no documento, aumentando os rumores que a compra do Tiktok envolveria potencialmente o uso da tecnologia blockchain ou de outras soluções descentralizadas.
Um perfil relevante da Polkadot nas redes sociais comentou sobre esta possibilidade:
“Se ele conseguir adquirir as operações do TikTok nos EUA, terá todo o poder para integrá-las à Frequency, parachain de mídia social descentralizada do Polkadot”.
Potencialmente, uma integração à Polkadot certamente teria um impacto positivo para a rede blockchain, que é composta por diversas parachains, que são semelhantes à sub-redes.