O Bitcoin (BCT) foi eleito como melhor investimento em 2020 pela exchange Luno, a criptomoeda é o ativo que registrou melhor desempenho deste ano comparado a outros ativos.
A moeda ultrapassou grandes empresas do mercado.
A Luno reportou os seguintes dados sobre os ganhos das principais gigantes fintech listadas em exchanges, com movimentos registrados a partir de 1º de janeiro de 2020:
- Bitcoin + 87%;
- Amazon + 74%,
- Apple + 57%,
- Facebook + 36%,
- Google + 18%
Conforme reportou o Cryptonomist, o CEO da Luno, Marcus Swanepoel, argumentou que por mais que tenha sido impactado pela crise economia causada pelo novo coronavírus, o bitcoin emergiu mais forte depois de alguns meses.
“Embora não houvesse um único ativo no mercado que não fosse impactado negativamente pelas economias efetivamente fechadas em todo o mundo, o Bitcoin, sem dúvida, emergiu mais forte apenas alguns meses depois”, declara Marcus.
O CEO continua dizendo que o bitcoin superou o preço das ações de algumas gigantes do mercado:
“[Bitcoin] superou o preço das ações de algumas das maiores empresas do planeta – incluindo Google e Facebook – bem como opções tradicionais como ouro, sendo um bom presságio e servindo para torná-lo um ativo mais atraente para novos investidores”.
A criptomoeda, como todo o mercado financeiro, sofreu com a crise da Covid-19 neste ano, tanto que nos dias que antecederam 12 e 13 de março, o bitcoin caiu para US$4.000, perdendo 20% do seu valor em uma hora.
A partir daí, o BTC começou sua lenta ascensão, também impulsionado pelo entusiasmo que acompanhou o halving em 11 de maio.
O halving tornou o bitcoin uma mercadoria ainda mais escassa, reduzindo as recompensas dos mineradores pela metade, e tornando sua produção cada vez menos lucrativa.
O caráter deflacionário da criptomoeda parece agradar os investidores, que temem as consequências da injeção de liquidez do FED, que está introduzindo algo em torno de US$3 trilhões no mercado para aquecer a economia.
Isso pode ter feito o preço do BTC subir, junto com sua adoção por grande investidores institucionais. Hoje, a situação pode fazer o bitcoin aspirar a bater recordes nunca antes vistos, o que só aumentará o número de investimentos que acreditarem nas criptomoedas.