O economista ganhador do prêmio Nobel Paul Krugman afirmou que o Bitcoin está sofrendo do mesmo problema que o seu principal concorrente, o ouro.
Em um artigo de opinião publicado no New York Times, Krugman chamou a atenção da indústria de criptomoedas com uma longa crítica ao Bitcoin e aos mercados de criptoativos em geral.
“Um fato que faz com que até criptocéticos como eu hesitem é a durabilidade do ouro como um bem de alto valor. Afinal, o ouro sofre praticamente dos mesmos problemas que o Bitcoin.
As pessoas podem pensar nisso como dinheiro, mas carece de quaisquer atributos de uma moeda útil: você não pode realmente usá-lo para fazer transações – tente comprar um carro novo com lingotes de ouro – e seu poder de compra tem sido extremamente instável. ”
O economista continua sugerindo que os governos poderiam reprimir as criptomoedas com muito mais força do que jamais fizeram com o ouro, e que “o Bitcoin e seus parentes não conseguiram desempenhar nenhum papel econômico significativo”.
Entusiastas das criptomoedas tiveram um dia respondendo a Krugman no Twitter, incluindo o CEO da Three Arrows Capital, Zhu Su, que lembrou o economista de uma previsão nada positiva sobre o futuro da internet e uma interpretação errônea da lei de Metcalfe e dos efeitos de rede.
“Subestime os efeitos de rede a um custo massivo. Alguém sabe se Krugman alguma vez fez uma análise de por que e como ele errou tanto? ”
Os efeitos de rede também foram citados como um catalisador de alta para as criptomoedas por Raoul Pal. Ele afirmou que os efeitos de rede são o principal impulsionador de valor por trás da classe de ativos emergentes.
“É surpreendente o efeito de rede. E estamos trazendo as instituições e elas estão se espalhando para a Ethereum, e todo mundo está construindo produtos. Está vindo em nossa direção na velocidade da luz, e eu não acho que o espaço pode acompanhar a mudança narrativa que está acontecendo tão rápido. ”