O Bitcoin hoje amanheceu em uma corda bamba, pairando na casa dos US$ 85 mil após uma montanha-russa de emoções. Na terça-feira, o gráfico de uma hora sinalizava um forte momento de alta, com a criptomoeda rompendo resistências importantes. No entanto, a euforia inicial deu lugar à cautela após um analista da Coinbase soar o alarme para um possível “inverno cripto” iminente. Impulsionado pelas crescentes tensões da guerra comercial de Donald Trump com a China.
Analista da Coinbase prevê antecipação do inverno cripto
A Casa Branca intensificou a pressão ao esclarecer que as tarifas sobre produtos chineses podem atingir um patamar assustador de 245%. Essa escalada tarifária, que inclui sobretaxas “recíprocas” de 125%, uma tarifa de 20% para combater a crise do fentanil e tarifas da Seção 301 que variam entre 7,5% e 100%, gerou forte reação da China, que classificou o comportamento dos EUA como “caprichoso e destrutivo”.
O mercado de criptomoedas, que havia demonstrado resiliência no início da semana, sentiu o impacto da notícia. Embora o Bitcoin tenha conseguido se manter relativamente estável em torno dos US$ 85 mil, as altcoins apresentaram quedas mais acentuadas. Ethereum, XRP e Solana recuaram até 2%. Essa disparidade no desempenho acende um alerta para uma possível mudança de cenário no mercado.
David Duong, chefe global de pesquisa da Coinbase, alertou em uma nota que, apesar de um ambiente regulatório em melhora e de uma postura aparentemente pró-cripto de Trump, “o caminho para a recuperação das criptos continua desafiador. Duong sugere que uma perspectiva cautelosa pode ser necessária nas próximas quatro a seis semanas. Especialmente com as tensões sino-americanas no auge.
- Saiba como minerar Bitcoin pelo celular hoje, e comece a acumular satoshis.
Bitcoins hoje apresenta sinal de ter entrado em inverno cripto
Para o analista da Coinbase, um indicador chave para identificar tendências de mercado é a média móvel de 200 dias do Bitcoin. Segundo Duong, quando o Bitcoins hoje negocia consistentemente abaixo dessa média, isso indica um “momento de baixa”. Portanto, um dos sinais clássicos de um “inverno cripto”.
Além disso, ele observou que o Bitcoin recentemente caiu abaixo dessa média móvel em meio à intensificação da guerra comercial de Trump. A queda nos preços das altcoins e um recuo de investidores de capital de risco também são apontados por Duong como “sinais de um possível inverno cripto surgindo”.
Embora o Bitcoin estivesse sendo negociado acima de sua média móvel de 200 dias na quarta-feira, após uma recuperação, a sombra de um mercado em baixa paira sobre o setor, exigindo atenção redobrada dos investidores de Bitcoins hoje.