Preparem-se para uma reviravolta no universo do Bitcoin! Uma nova pesquisa da Binance acaba de revelar um crescimento explosivo no setor de finanças descentralizadas baseadas em Bitcoin (BTCFi). O setor registrou um aumento impressionante de mais de 2.700% no último ano. Essa expansão meteórica tem o potencial de transformar o Bitcoin em um ativo produtivo capaz de gerar rendimentos significativos.
DeFi do Bitcoin pode ser a próxima narrativa?
O BTCFi representa um paradigma tecnológico inovador que busca trazer as funcionalidades das finanças descentralizadas para a camada base do Bitcoin. Esse setor, que está entre os que mais crescem no mundo cripto, já alcançou um valor total bloqueado (TVL) superior a US$ 8,6 bilhões.
Segundo a Binance Research, esse crescimento do BTCFi, aliado a possíveis cortes nas taxas de juros no futuro, pode impulsionar o sentimento positivo em relação ao Bitcoin.
Se a trajetória de crescimento do setor BTCFi continuar nesse ritmo acelerado, novas oportunidades se abrirão para os detentores de Bitcoin. Eles poderão gerar renda passiva por meio de empréstimos, fornecimento de liquidez e outros mecanismos DeFi inovadores. Essa evolução pode mudar radicalmente a forma como o Bitcoin hoje é percebido. Dessa forma, deixando de ser apenas uma reserva de valor para se tornar um ativo produtivo on-chain.
Embora ainda seja cedo para determinar o impacto total dessa transformação, esses novos casos de uso têm o potencial de impulsionar uma adoção do Bitcoin. Além de fortalecer significativamente a demanda pela criptomoeda.
- OKX vs Binance, qual a melhor corretora de criptomoedas do mundo? Clique e confira!
Contudo, o interesse no BTCFi disparou após o halving do Bitcoin em abril de 2024. Na ocasião, o evento introduziu o protocolo Runes, o primeiro padrão de token fungível na blockchain do Bitcoin. Vários projetos nativos do DeFi Bitcoin têm contribuído para acelerar essa tendência promissora.
A Babylon, por exemplo, introduziu o staking de Bitcoin pela primeira vez na história da rede. Permitindo, assim, que os detentores ganhem renda passiva com seus ativos. Já a Hermetica lançou o USDh, o primeiro dólar sintético lastreado em Bitcoin. Inicialmente, a stablecoins teve um rendimento atraente de 25% para os investidores.
Apesar do momento, fundamento do Bitcoin seguem solidos
Além do crescimento do BTCFi, os detentores de longo prazo de Bitcoin também retomaram a acumulação da criptomoeda após o suprimento mantido por esses investidores atingir seu ponto mais baixo em fevereiro. Esse aumento na acumulação por parte dos holders de longo prazo reduz a oferta de Bitcoin disponível nas exchanges, o que pode, eventualmente, levar a uma alta nos preços causada por um choque de oferta.
Essa tendência de acumulação crescente coincide com um “período significativo de adoção do Bitcoin”, impulsionado pela criação da reserva estratégica de Bitcoin nos EUA e pelo crescente interesse institucional na criptomoeda.
Em março, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para criar essa reserva estratégica, utilizando BTC apreendidos em processos criminais. Esse movimento ocorreu um dia antes da primeira Cúpula Cripto da Casa Branca, um evento que gerou reações mistas na comunidade cripto.
Enquanto o preço do Bitcoin hoje busca se consolidar, o crescimento exponencial do BTCFi e a retomada da acumulação por holders de longo prazo sinalizam um futuro promissor para a principal criptomoeda do mundo.