O futuro da segurança do Bitcoin está em jogo, e um projeto ousado acaba de lançar um desafio de alto risco. 1 BTC será dado à primeira pessoa que conseguir quebrar a criptografia do Bitcoin utilizando um computador quântico. Batizado de ‘Project 11’, a iniciativa afirma que a ameaça quântica deixou de ser uma mera teoria e se tornou uma preocupação real para o futuro do Bitcoin.
Segurança do Bitcoin em está ameaçada?
Segundo o site do projeto, a estimativa é que mais de 6,2 milhões de Bitcoins estejam sob risco devido ao avanço da computação quântica. O montante representa cerca de 29,5% da oferta total da criptomoeda.
“Os qubits estão escalando rapidamente. Avanços como o chip Willow do Google estão acelerando os cronogramas. A era de um computador quântico com relevância criptográfica (CRQC) deixou de ser apenas teórica”, alerta o Project 11.
O objetivo principal do projeto é permitir que os investidores armazenem suas criptomoedas com segurança muito antes que essa ameaça se concretize. Para isso, o Project 11 colocou essa recompensa tentadora de 1 BTC para quem conseguir hackear a criptografia do Bitcoin.
“A segurança do Bitcoin depende da criptografia de curva elíptica”, explica o projeto. “Computadores quânticos rodando o algoritmo de Shor eventualmente vão quebrá-la. Estamos testando quão urgente é essa ameaça.”
- Utilize o ID de identificação da Binance e receba até US$ 100 para investir em cripto moedas.
Para provar a viabilidade desse feito, os participantes do desafio deverão quebrar uma chave de 5 bits. A meta é muito distante da segurança oferecida pelos robustos 256 bits do Bitcoin. No entanto, a equipe aponta que será uma questão de tempo até que os computadores quânticos atinjam esse nível de poder de processamento. “Quando isso acontecer, precisamos estar preparados”, afirma o Project 11.
Desenvolvedores trabalham para proteger a rede
A boa notícia é que alguns BIPs (Propostas de Melhoria do Bitcoin) já estão endereçando esse problema. Dessa forma, sugerindo a criação de endereços mais robustos, capazes de oferecer segurança contra esses computadores quânticos.
As discussões sobre o tema se intensificaram em fevereiro após a Microsoft apresentar um chip com grande potencial na área. Além disso, outros desenvolvedores apresentaram propostas. Incluindo, assim, o ‘congelamento’ de saldos que não forem movidos para endereços seguros até uma determinada data.
No entanto, o Project 11 alerta que alguns endereços únicos possuem até 248 mil Bitcoins. Uma quantia colossal exposta a esse tipo de ataque. Em outras palavras, mesmo que seu próprio Bitcoin esteja seguro, um ataque bem-sucedido poderia ter um impacto devastador no preço da criptomoeda.
Além da recompensa financeira, o Project 11 promete que o nome de quem solucionar esse problema entrará para a história da criptografia. Portanto, o medo dos desenvolvedores é a rápida evolução tecnológica desses computadores. Atualmente, estimativas sugerem que cerca de 2 mil qubits lógicos seriam suficientes para quebrar uma chave ECC de 256 bits. Um marco que pode ser alcançado ainda nesta década. A data final para o desafio é 5 de abril de 2026.