Blockchain da Ethereum é usada para rastrear lixo espacial

blockchain ethereum satélite consensys espaço astronomia

A rede de blockchain da Ethereum está sendo usada no novo rastreador de satélite da empresa de soluções de tecnologia blockchain ConsenSys, de acordo com anúncio publicado no Twitter na terça-feira (22).

De acordo com a empresa, o novo aplicativo, intitulado TruSat, é um experimento de “democratização” dos esforços espaciais.

Lançado em conjunto com o Congresso Internacional de Astronáutica em Washington, nos EUA, o programa tem como objetivo permitir “que qualquer pessoa possa participar e contribuir contribua diretamente para a sustentabilidade a longo prazo do espaço sideral”.

Por meio da blockchain da Ethereum, os usuários poderão usar a ferramenta de código aberto para rastrear satélites e detritos orbitais.

Em entrevista ao GeekWire, Chris Lewicki, cofundador da ConsenSys Space, afirmou que construir o projeto na rede da Ethereum dará aos usuários “confiança” nos algoritmos e nos dados gerados com o programa.

“O número de satélites está aumentando em 25x”, disse a empresa. “Colisões ameaçam a tecnologia da qual dependemos todos os dias e o nosso futuro espacial.”

Por isso, o TruSat é um recurso projetado para ser desenvolvido pelo cidadão para a criação de um registro globalmente confiável de órbitas de satélites, disse a ConsenSys.

“Trata-se de um recurso disponível gratuitamente que pode ser usado para avaliar operações orbitais à luz dos padrões de sustentabilidade espacial.”

A iniciativa é liderada pela ConsenSys Space em parceria com a Secure World Foundation, a Society of Women in Space Exploration e o cientista espacial e engenheiro aeroespacial da Universidade do Texas, Moriba Jah.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza