O fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, participou essa semana do programa “The Crypto Mile”, do Yahoo Finance.
No programa “Como a tecnologia blockchain pode inaugurar a Web3”, ele fala como a tecnologia pode mudar como os governos funcionam.
“À medida que cresce exponencialmente, a indústria de blockchain e cripto abre muitas possibilidades para mudar o mundo como o conhecemos, incluindo como os governos operam.”
Essas palavras evidenciam como o fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, vê a questão governamental.
De acordo com Hoskinson, a tecnologia blockchain poderia transformar ‘radicalmente’ o futuro, criar melhores serviços governamentais em todo o mundo e torná-los interoperáveisentre si.
Ainda acrescentou a Brian McGleenon, do Yahoo Finance que, é exatamente o que ele planeja alcançar.
Na entrevista para o The Crypto Mile, que foi ao ar em 14 de julho, Hoskinson fala:
“Em uma sociedade global, você não quer que um ator tenha controle total sobre coisas e recursos críticos. O objetivo das criptomoedas e da tecnologia blockchain é pegar esses recursos que deveriam ser um bem público e, se forem digitalizáveis, colocá-los em uma situação em que estejam completamente abertos e, basicamente, construir negócios em cima disso. Mas a infraestrutura subjacente não é mais controlada.”
Ele sublinhou que, em um sistema centralizado, “uma pessoa basicamente decide essas regras e, muitas vezes, elas se tornam muito anticompetitivas e, na verdade, tornam-se anticonsumidores,” terminando “prejudicando as pessoas ou expondo as pessoas a muitas falhas de mercado.”
Transparência radical dos serviços governamentais
Na entrevista Charles Hoskinson fala sobre uma futura estrutura global, com os governos utilizando o blockchain como parte importante de suas gestões.
Hoskinson confirma que blockchains são transparentes e acessíveis publicamente a todos, mudando o jogo de como enxergamos os gastos públicos.
O fundador da Cardano descreveu como o blockchain permitirá que os serviços governamentais sejam digitalizados e implantados ‘onchain’ como uma nova forma de governança que é “radicalmente transparente”.
Na visão de Hoskinson, em um mundo assim, toda a receita tributária de um governo poderia ser de código aberto, e todos podem examiná-la e ver de onde o dinheiro está vindo e para onde está indo. Isso pode ter vários efeitos benéficos:
“No final das contas, você tem menos atrito, menos fraude, menos desperdício, menos abuso, mais transparência e, finalmente, menos consolidação de poder.”
Complementando, Charles reforça que isso se deve à natureza transparente do blockchain, pois ele permite que:
“Se for realmente um livro-razão sem permissão, a pessoa mais pobre e vulnerável da sociedade terá acesso igual ao presidente dos EUA, e nunca houve um momento na história da humanidade em que isso tenha sido o caso”.
LEIA MAIS: Inverno cripto faz criptomoedas do metaverso despencarem