Brasil lidera ranking de adoção das criptomoedas na América Latina

Tether (USDT)

A Chainalysis, uma importante empresa focada em análise on-chain, lançou mais uma edição do Global Crypto Adoption Index. O relatório classifica os países em uma ranking de adoção global do mercado de criptomoedas.

Nesta edição, o Brasil alcançou a décima posição em adoção global. Notavelmente, este é o segundo ano consecutivo que o Brasil perde posições no ranking. 

Ainda assim, o Brasil é o líder de adoção na América Latina. O top 10 do ranking é composto por Índia, Nigéria, Indonésia, Estados Unidos, Vietnam, Ucrânia, Rússia, Filipinas, Paquistão e Brasil.

Peru, Venezuela e Argentina aparecem na décima primeira, décima terceira e décima quinta posição, respectivamente.

Aumento na adoção global

A Chainalysis destacou que o mercado de criptomoedas se recuperou de forma substancial em 2024. O setor alcançou níveis de adoção superiores aos observado durante o mercado de alta em 2021:

“Entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, o valor total da atividade global de criptomoedas aumentou substancialmente, atingindo níveis mais altos do que os de 2021 durante o mercado de alta de criptomoedas.”

Notavelmente, este aumento da adoção foi observado em praticamente todos os países, independente da faixa média de renda. O relatório apontou que negociações de ETFs de Bitcoin impulsionaram a adoção em países com renda média alta.

Por sua vez, o uso de stablecoins impulsionou a adoção em países emergentes, em regiões como América Latina e África:

“O lançamento do Bitcoin ETF nos Estados Unidos desencadeou um aumento no valor total da atividade do Bitcoin em todas as regiões, com crescimento particularmente forte ano a ano em transferências de tamanho institucional e em regiões com países de renda mais alta, como América do Norte e Europa Ocidental. 

Pelo contrário, o crescimento ano a ano de stablecoins foi maior entre transferências de varejo e de tamanho profissional, e está apoiando casos de uso do mundo real em países de baixa renda e renda média-baixa em regiões como África Subsaariana e América Latina, em particular.“

Leia mais: ChainAnalysis: Índia lidera taxa de adoção das criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Primeira empresa pública da Índia anuncia compra de bitcoin
icon dezembro 10, 2024

Primeira empresa pública da Índia anuncia compra de bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
icon dezembro 10, 2024

Top 3 projetos de NFTs com maior potencial para 2025

Escrito por Thiago Barboza
Tron e Unlimit impulsionam acesso ao DeFi e GameFi no Brasil
icon dezembro 11, 2024

TRON e Unlimit impulsionam acesso ao DeFi e GameFi no Brasil

Escrito por Thiago Barboza