Banco Central anuncia mais um vazamento de dados de chaves Pix

A Cronos Instituição de Pagamento foi alvo de um ataque que resultou no acesso indevido a informações de 1.378 chaves Pix. Este acontecimento marca o 17º vazamento do tipo desde a estreia do sistema, em novembro de 2020, sendo o 12º somente em 2024.

De acordo com o Banco Central (BC), o vazamento ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro e expôs nome dos usuários, CPF, informações da conta bancária e instituição de relacionamento. Ou seja, não houve divulgação de senhas ou saldos. Sendo assim, movimentações financeiras dos clientes não foram comprometidas.

O problema foi atribuído a falhas específicas nos sistemas da instituição de pagamento, e o BC destacou que, embora o impacto do vazamento tenha sido considerado limitado, a divulgação foi feita como parte de um compromisso com a transparência.

Os clientes afetados serão informados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da Cronos. O Banco Central alertou que comunicações via telefone, mensagens de texto, aplicativos ou e-mails devem ser desconsideradas, como medida para evitar golpes relacionados ao caso.

Segundo a Cronos, o vazamento foi provocado por um correntista que explorou falhas no monitoramento da empresa para consultar os dados. O cliente responsável já teve sua conta encerrada.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 24, 2025

Banco Central define que novas regras para corretoras de criptomoedas chegam ainda em 2025

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon maio 12, 2025

Receita Federal troca sistema de acesso a dados por blockchain

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon março 31, 2025

Governo veta investimento de fundos de pensão em criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza