Lula debate medidas com empresários para conter alta dos alimentos e estimular o varejo

Lula debate medidas com empresários para conter alta dos alimentos e estimular o varejo
Pixabay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na última quinta-feira, 21 de novembro, no Palácio do Planalto, com representantes do varejo nacional. O encontro foi realizado para discutir soluções que devem frear a escalada nos preços dos alimentos e fortalecer o setor, buscando prevenir possíveis crises de abastecimento.

Durante a reunião, empresários apontaram que, embora não exista risco iminente de desabastecimento, o aumento dos preços é motivo de atenção. Para exemplificar, foram apresentados dados que mostram que os produtos mais consumidos pelos brasileiros tiveram uma alta de 7,3% nos últimos 12 meses, enquanto itens da cesta básica registraram aumento de 11,14%.

Os representantes do setor propuseram um conjunto de medidas para aliviar a pressão sobre os custos e aumentar o poder de compra da população.

Que medidas são essas?

Entre as sugestões, estão ajustes no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), isenções fiscais para doações de alimentos e flexibilização nas regras de validade dos produtos.

Também foram sugeridas mudanças na contratação de trabalhadores, com destaque para a desoneração para jovens em início de carreira e profissionais com mais de 60 anos.

Segundo a CNN, outro ponto abordado foi a dificuldade do setor em preencher vagas. Os empresários apontaram que há atualmente 350 mil postos de trabalho em aberto devido ao aquecimento do mercado.

O governo Lula disse estar comprometido em analisar as propostas apresentadas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 9, 2025

Banco BV entra na era da tokenização e lança token RWA

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza