Brasileiro ganhador de sorteio NFT decola ao espaço em empresa de Jeff Bezos

Hoje temos o segundo brasileiro indo ao espaço. Victor Hespanha, mineiro de 28 anos embarca em voo espacial da Blue Origin. A ida do brasileiro ocorre após ter vencido um sorteio entre donos de NFTs da empresa Crypto Space Agency (CSA).

A Blue Origin foi fundada por Jeff Bezos, criador da Amazon, e é uma companhia de voos espaciais privados. Sua principal concorrente no lançamento de cargas espaciais e satélite é a Space X, de Elon Musk, ambos realizando esse trabalho para empresas particulares e governos.

A viagem do brasileiro estava programada para 20 de maio, porém encontrou-se uma peça fora dos padrões da companhia, durante uma inspeção de rotina da Blue Origin, escolhendo-se o adiamento da data do voo.

Victor Hespanha – brasileiro que vai ao espaço hoje, 04 de junho de 2022.

A CSA emitiu uma série de 5.555 tokens não-fungíveis (NFTs) chamados Gen-1. Todos que compraram os NFTs participaram do sorteio, que acabou agraciando o brasileiro.

A venda dos NFTs tem como objetivo viabilizar e fomentar projetos espaciais com criptomoedas, conforme informado pela empresa, além de outros benefícios aos membros da comunidade que possui um dos NFTs da coleção.

Um dos primeiros benefícios é a viagem espacial, mas outras vantagens disponibilizadas aos membros serão divulgadas em breve pela CSA.

Encontra-se em seu site a seguinte a missão da empresa “convergir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro dos mercados de crypto para acelerar o futuro espacial da humanidade”.

A renda da CSA vem, atualmente, da renda advinda da criação e comercialização dos NFTs, não recebendo qualquer subsídios de empresas como NASA, Space X ou Blue Origin para seu funcionamento.

“Contudo, com a finalidade de expandir a demanda do setor espacial, hoje a Crypto Space Agency também está focada no desenvolvimento de soluções e produtos que possam vir a surgir a partir da Web 3.0”.

O co-fundador da CSA, Sam Hutchinson, em comunicado à imprensa, ressalta que a viagem de Victor reforça a missão da agência.

“Trabalhamos para unir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro do mercado cripto para que a humanidade possa ter uma visão do futuro além da Terra”. 

Outro co-fundador da CSA, Joshua Skurla, reforça que a chegada da agência ao mercado vai democratizar experiências como esta, antes restritas a um público muito específico, para uma comunidade bem mais ampla.

Primeiro brasileiro no espaço

Marcos Cesar Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 30 de março de 2006. Na viagem, ele e mais dois astronautas, o russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams, saíram da Base de Lançamento de Foguetes de Baikonur, Cazaquistão. Embarcaram na nave Soyuz TMA-8 ruma à Estação Internacional, passando oito dias trabalhando na Estação, voltando à Terra na nave Soyuz TMA-7.

Mais recentemente, Marcos Pontes foi ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2019 e 2022, durante boa parte do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Pontes saiu da pasta em março deste ano para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo nas eleições de outubro.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon junho 12, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Thiago Barboza