A Input Output Global (IOG), responsável pelo blockchain Cardano (ADA), lançou uma testnet pública de sua sidechain compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM).
O lançamento segue o anúncio anterior de um novo kit de ferramentas para desenvolvedores criarem sidechains personalizadas na rede Cardano.
A testnet estará disponível por um curto período e será ajustada regularmente durante a fase inicial. Os usuários podem testar transferências de token, conectar suas carteiras e implantar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.
A IOG incentiva desenvolvedores e operadores de pools de stake a participarem e experimentarem a plataforma.
“Esta testnet de prova de conceito é efêmera e será repetida regularmente durante sua fase piloto. Em última análise, pretende ser um recurso da comunidade e encorajamos desenvolvedores e SPOs a se envolverem e colaborarem”, disse IOG.
O kit de ferramentas permitiu que as sidechains tivessem seus próprios algoritmos e recursos de consenso conectados à cadeia principal de Cardano.
Atualmente, contratos inteligentes só podem ser escritos em Solidity, mas a IOG planeja explorar outras variações técnicas.
O objetivo da testnet é explorar a extensão do Cardano a outras comunidades, mantendo a segurança da rede. A IOG pretende coletar feedback da comunidade Cardano para melhorar a solução.
A Cardano tem se provado uma plataforma inovadora na indústria de blockchain, tendo se concentrado na construção e lançamento de novos conceitos para o crescimento e adoção de criptomoedas.
A Cardano é considerada, junto com a Ethereum, a blockchain com os desenvolvedores mais ativos em 2022.