Vivek Ramaswamy, um dos candidatos às primárias presidenciais do Partido Republicano em 2024, criticou o governo dos EUA por considerar a criação uma versão puramente digital do dólar.
Ramaswamy acredita que “os CBDCs são apenas o mais recente ‘Cavalo de Tróia’ do Grande Reset e são um caminho claro para um sistema de crédito social que incorporará permanentemente ESG em nossa própria moeda”. Em sua opinião, “o dólar ficará mais forte se o protegermos da digitalização”.
Em vídeo postado no X, o empresário americano disse ser um “grande opositor” das moedas digitais do banco central, que considera “uma grave ameaça à liberdade neste país”.
Ele elaborou:
“Nos EUA, isso se tornou um argumento para dizer que precisamos fazer isso para nos manter atualizados. Eu vejo de outra forma – precisamente pelas razões que Xi Jinping quer adotá-lo, são exatamente as razões pelas quais nós, nos Estados Unidos, não deveríamos.”
Vivek Ramaswamy também criticou o Federal Reserve dos EUA por seu comportamento nas últimas duas décadas:
“Acho que o que o Federal Reserve precisa fazer é voltar a se concentrar, mesmo depois de sair do padrão-ouro, estabilizar o dólar americano como unidade de medida. Isso também é um grande impedimento para o crescimento do PIB”, explicou o presidenciável.