CEO da Binance processa Bloomberg por difamação

ceo da binance-terra-interpol-luna classic

Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, está processando a Bloomberg Businessweek por três declarações supostamente difamatórias publicadas no início deste mês por meio da edição chinesa da publicação, que é distribuída em Hong Kong.

De acordo com uma cópia do processo apresentado ao Supremo Tribunal de Hong Kong na sexta-feira, Zhao está processando a Bloomberg pelo artigo: “O homem mais rico da criptomoeda pode suportar o frio?”.

CZ declarou em seu Twitter:

“Bloomberg: ei, vamos fazer um bom artigo de perfil sobre você, convidá-lo para sessões de fotos, etc. Então muda a história no último minuto. Ignore todos os comentários positivos que eles receberam de terceiros. Escolheu apenas negativos antigos. E ainda te coloca na capa. WTF!? Não profissional.”

A Bloomberg Businessweek escreveu na imprensa e online uma frase que se traduz em “Esquema Ponzi de Changpeng Zhao”. 

CZ também está processando a publicação por reutilizar essa frase mais duas vezes em postagens correspondentes no Twitter e no Facebook promovendo a história sobre ele.

Representantes da Binance disseram ao Decrypt que o pedido de Zhao é “um processo pessoal” não afiliado à exchange. 

A apresentação de Zhao em Hong Kong argumenta que as declarações publicadas “foram calculadas para prender [Zhao] ao ódio, desprezo e ridículo”.

De acordo com o processo, a assessoria jurídica do CEO também argumentou que as declarações foram “publicadas de maneira sensacionalista”. 

De acordo com um Memorando de Lei arquivado em Nova York na sexta-feira referente ao caso de Hong Kong, o advogado de Zhao alegou que a versão original em inglês do artigo também continha declarações difamatórias.

Os documentos de Nova York argumentam que o artigo original “continha várias alegações sérias e difamatórias feitas contra Zhao e a Binance que eram completamente infundadas e foram obviamente projetadas para enganar os leitores a acreditar que CZ e sua exchange estavam envolvidos em atividades ilegais […]”.

Em Hong Kong, Zhao está buscando uma liminar que impeça a publicação de republicar as declarações supostamente difamatórias, bem como a remoção e revogação das declarações junto com danos, juros e custos.

Esta não é a primeira vez que Zhao processa um meio de comunicação por difamação. 

Em 2020, Zhao apresentou uma queixa contra a Forbes nos EUA. 

Ele processou a publicação e dois repórteres porque um artigo da Forbes alegou que a Binance tinha uma “estrutura corporativa elaborada projetada para enganar intencionalmente os reguladores e lucrar ilegalmente com investidores de criptomoedas nos Estados Unidos”. 

Zhao mais tarde desistiu desse processo.

“Seja responsável por suas ações”, escreveu CZ em seu Twitter.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 14, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza