O empresário de tecnologia Sam Altman está supostamente procurando arrecadar entre US$ 5 trilhões e US$ 7 trilhões para ajudar a financiar a produção de microchips para aumentar a disponibilidade das IAs e aprendizado de máquina.
O financiamento seria usado para estabelecer fábricas ou financiar empresas existentes de fabricação de chips, com a OpenAI atuando apenas como um “cliente significativo”.
Fontes disseram ao jornal que a arrecadação de fundos poderia ser em grande parte financiada por dívida e poderia levar vários anos para ser concluída.
Para financiar o projeto, Altman supostamente busca investimentos de uma lista desconhecida de investidores.
Altman teria discutido o empreendimento com a SoftBank, a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) e a Microsoft, embora não esteja claro se essas empresas poderão participar como investidores ou em outra função.
Além disso, fontes disseram que os Emirados Árabes Unidos fizeram parte das negociações e poderiam se tornar um potencial investidor.
Altman teria se reunido com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, para discutir o assunto, já que o governo deve aprovar tal empreendimento. No entanto, existem preocupações de que o envolvimento dos EAU possa ser um potencial obstáculo.