Edilson Osorio Jr., CEO da startup focada em blockchain OriginalMy, acusou a gigante IBM de estar espalhando fake News sobre pioneirismo em registro de casamento homoafetivo em blockchain no Brasil.
Tudo começou quando, na segunda-feira (16), a gigante da tecnologia publicou em seu blog uma matéria onde declara ter sido a primeira empresa a registrar união estável em blockchain no Brasil. O suposto “fato inédito”, como afirma a IBM, ocorreu em 11 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro.
“O processo pioneiro, que seguiu normas e procedimentos legais, foi possível graças à rede Notary Ledgers da startup Growth Tech, que fornece serviços cartoriais digitalmente usando o IBM Blockchain Platform em IBM Cloud”, diz o texto.
Em uma série de publicações no Twitter, Osorio Jr. disse se sentir lisonjeado por estas empresas estarem se inspirando e seguindo os mesmos passos de sua startup, mas declarou:
O único ponto onde erram é quando espalham na mídia que foram os primeiros nisso ou naquilo. Não é pagando mídia e espalhando inverdades, que se posicionam no mercado (bom, ou até é).
O caso mais recente foi o caso da união estável homoafetiva.
— Edilson Osorio Jr. (@eddieoz) December 19, 2019
Conforme apontou o fundador da OriginalMy, em 2018 sua startup registrou outro casamento em blockchain, mas, segundo ele, as empresas estariam espalhando informações irreais de que o feito não teria validade legal.
“Isso demonstra a má-fé ou falta de conhecimento da IBM e da Growth Tech”, afirma.
Por fim, Osorio Jr. deixou o alerta:
“Não precisam mentir para se posicionar. Há espaço para todos e não é um problema vocês terem copiado o modelo de sucesso que nós criamos.”
Infelizmente, essa não é a primeira vez que a IBM fornece informações incorretas sobre pioneirismo em registro em blockchain no Brasil.
Em outubro de 2019, a empresa disse ter sido a primeira no país a registrar um bebê usando a tecnologia, mas, novamente, a OriginalMy já havia realizado tal feito em 2018.
A International Business Machines Corporation (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos que surgiu em 1911, voltada para a área de informática.