Salim Ramji, novo CEO da Vanguard, a segunda maior gestora de ETFs do mundo, deixou claro que a empresa não seguirá tendências de mercado que entrem em conflito com seus princípios e as necessidades dos clientes.
Em entrevista ao ETF.com, Ramji afirmou que a empresa não lançará ETFs de criptomoedas.
“Não vou copiar a concorrência. A Vanguard manterá sua identidade e valores centrais, evitando mudanças drásticas em relação aos seus princípios estabelecidos”, disse Ramji, quando questionado sobre a possibilidade de adotar uma estratégia similar à da BlackRock, onde atuou como líder da gestora iShares por cerca de cinco anos.
A Vanguard considera os ativos digitais especulativos, em vez de adequados para investimento de longo prazo. Inclusive, a gestora chegou a proibir seus clientes de negociarem os ETFs cripto recém-lançados.
O analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, comentou que, embora frustrante para alguns, a postura cautelosa da Vanguard está alinhada com o modelo de negócios cooperativo da empresa, que não prioriza a maximização de receita por meio de ETFs populares, mas sim a estabilidade e segurança para seus investidores.