Jack Dorsey, CEO do Twitter e da Square, um conhecido entusiasta do Bitcoin, contou recentemente sobre o seu plano para construir máquinas de mineração da criptomoeda, também chamadas de Asics, mais eficientes que as atuais fabricadas no mercado, utilizando a tecnologia do silício.
“A Square está considerando construir um sistema de mineração de Bitcoin baseado em silício customizado e de código aberto para indivíduos e empresas em todo o mundo. Se fizermos isso, seguiremos nosso modelo de carteira de hardware: construir abertamente em colaboração com a comunidade. ” – Afirmou através do Twitter.
Nos últimos meses, as empresas sob gestão de Dorsey iniciaram uma série de planos envolvendo o Bitcoin, a maior rede monetária descentralizada do mundo. No ano passado, a Square, a sua empresa de pagamentos e serviços financeiros, realizou a compra de mais de 8 mil bitcoins.
Além disso, a empresa iniciou planos para criar uma fazenda de mineração movida exclusivamente à energia solar. No início do ano, a Square também apresentou a ideia de construir uma hardware wallet de BTC de código aberto. Aparentemente o dispositivo ainda está em construção.
Mais recentemente, o Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo, se integrou à Lighting Network, uma rede de segunda camada do Bitcoin, que permite pagamentos instantâneos e quase sem custo.
Mineração de Bitcoin
Segundo o executivo, o foco da iniciativa se baseia na eficiência energética direcionada à mineração. Vale ressaltar que o poder computacional direcionado à rede, e consequentemente o gasto energético, é o que torna a rede mais segura, menos suscetível a ataques.
“Dirigir-se para o uso de energia limpa e eficiente é ótimo para a economia, o impacto e a escalabilidade do Bitcoin. Energia é um problema de nível de sistema que requer inovação em silício, software e integração.” – Twittou Dorsey.
Jack Dorsey também destacou a importância de tornar a mineração mais acessível, e a necessidade de haver mais pessoas executando nós de Bitcoin, o que também o torna mais seguro.
O que você pensa sobre essa iniciativa? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Mineradora de Bitcoin dos EUA se prepara para IPO de US$100 milhões