O gigante bancário Citigroup lançou um novo serviço chamado Citi Token Services, que transforma os depósitos dos clientes em tokens digitais que podem ser enviados instantaneamente para todo o mundo.
A mudança parece fazer parte de um esforço mais amplo para oferecer ativos digitais a clientes institucionais. Os tokens representam uma reivindicação de depósito contra o banco e são processados em uma blockchain privada de propriedade e gerenciada pelo Citigroup. Os clientes podem acessar o serviço por meio dos sistemas bancários existentes.
O chefe global da divisão de serviços do Citi, Shahmir Khaliq, afirmou:
“O desenvolvimento do Citi Token Services faz parte de nossa jornada para fornecer serviços bancários de transação de próxima geração, em tempo real e sempre ativos, aos nossos clientes institucionais”,
O serviço visa melhorar as transferências transfronteiriças de dinheiro, que atualmente podem levar dias devido a diferentes sistemas, horários de trabalho, feriados entre países e tecnologia bancária arcaica.
Os “depósitos tokenizados” ou moedas digitais transferíveis são processados na blockchain, o que significa que a liquidação é instantânea.
Os usuários não terão que configurar suas próprias carteiras e poderão acessar o serviço através dos sistemas existentes do banco.
O lançamento segue um teste realizado pelo Citigroup, pelo Fed de Nova York e outros bancos usando tokens digitais que representam depósitos de clientes. Estes são liquidados através de reservas do banco central num livro distribuído.
O piloto provou ao Federal Reserve que os dólares digitais têm a capacidade de melhorar os pagamentos e que a utilização da blockchain não alterou o tratamento jurídico dos depósitos.
Ryan Rugg, chefe global de ativos digitais da divisão de tesouraria e soluções comerciais do Citigroup, afirmou:
“Nossas soluções dentro da rede Citi são complementadas pela colaboração inclusiva e aberta da indústria em iniciativas como a Rede de Responsabilidade Regulamentada.”