Como a blockchain pode garantir a preservação da Amazônia com lucros de R$ 35 bilhões por ano para o Brasil

amazonia blockchain governo

A Amazônia pode trazer bilhões de reais em lucro para o Brasil com o uso da tecnologia blockchain, segundo o representante de empresas da área, Jean-Clément Rose.

Em entrevista ao portal EXAME, o especialista defendeu a monetização dos serviços que a floresta amazônica presta ao planeta.

A floresta atualmente enfrenta uma crise internacional devido ao avanço do desmatamento e às queimadas lideradas por madeireiros que supostamente apoiam o governo atual.

Contudo, o especialista propõe enxergar a situação através de outra perspectiva.

Para ele, o Brasil é dono da “maior fábrica de oxigênio do mundo e maior captador de CO2”, e deveria cobrar por esse serviço prestado ao planeta.

Jean-Clément alerta para o fato de que a China, Estados Unidos e União Europeia são os maiores poluidores do mundo, enquanto “o Brasil limpa grande parte disso de graça”.

Ele explica que com a blockchain, “é possível identificar com precisão cada hectare e emitir de forma eletrônica um ‘documento’ que representa este hectare”.

“O oxigeno produzido e o CO2 capturado por este hectare tem um grande valor”, explica. “Quanto se pagaria por ano para proteger um hectare de floresta amazônica? Coloquemos um valor baixo: 100 reais (menos de 25 USD) por ano. Mas para o Brasil este ingresso representaria 35 bilhões de reais por ano. Algo como uma Petrobras.”

A iniciativa “seria como emitir 350 milhões de bilhetes eletrônicos onde se sabe com total precisão que hectare da floresta representa cada bilhete e quem comprou este bilhete”, que terá validade de um ano, detalha.

Segundo ele, a ideia “é simples e fácil de implementar”, e será apoiada por “toda empresa que tenha uma política de Responsabilidade Social” e todos os indivíduos que se preocupem com a floresta.

“Mudará a imagem do Brasil”, completou.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza