Contratos poderão ser feitos em Bitcoin, destaca ministra da Argentina

Diana Mondino, nova Ministra das Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, destacou que agora os contratos podem ser celebrados em bitcoin e outras criptomoedas no país latino-americano.

A medida foi aprovada através de um pacote econômico de urgência apresentado pelo governo de Javier Milei para conter a crise econômica vivida na Argentina. O pacote econômico conta com 300 medidas, que incluem a revogação e alteração de centenas de leis.

Mondino, que é amiga pessoal do presidente Javier Milei, publicou no X (Twitter):

“Ratificamos e confirmamos que na Argentina os contratos podem ser celebrados em Bitcoin. E também qualquer outra criptomoeda  e/ou bem como quilos de novilho ou litros de leite.”

Mondino destacou o trecho que promove a circulação livre de moedas no país, proposta que estava no plano de governo de Milei:

“Art 766. – Obrigação do devedor. O devedor deve entregar o valor correspondente da moeda designada, quer a moeda tenha curso legal na República ou não.”

O projeto apresentado conta com centenas de medidas destinadas a promover a liberdade econômica na Argentina, de modo a desburocratizar e a desregular diversos setores. Entre algumas medidas está a proibição do governo de realizar o tabelamento de preços.

Argentina, um paraíso para o Bitcoin

Notavelmente, Mondino afirmou antes da eleição que a Argentina deveria se tornar um paraíso para o Bitcoin, caso Milei fosse eleito:

“Eles já tentaram, mas seu cabelo funciona como um capacete à prova de balas. A Argentina em breve será um paraíso do Bitcoin”.

Javier Milei deverá se encontrar com Max Keiser em nome do governo de El Salvador para discutir a adoção do Bitcoin na Argentina. Além disso, é também aguardado um encontro presidencial com Nayib Bukele em El Salvador, primeiro país a adotar o bitcoin como moeda.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza