Craig Wright, o homem que afirma ser Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin, acaba de ganhar uma disputa legal relacionada aos direitos autorais do Whitepaper da criptomoeda.
De acordo com informações da Ontier LLP, o escritório de advocacia que representa Craig Wright, o cientista da nChain recebeu hoje uma sentença em sua ação de violação de direitos autorais contra ‘Cøbra’, pseudônimo na qual Satoshi Nakamoto confiou a posse do site Bitcoin.org.
Craig Wright exigiu a remoção do whitepaper dos sites Bitcoin.org e Bitcoincore.org. O Bitcoincore concordou, mas Cøbra – o pseudônimo do Bitcoin.org – recusou, então Craig Wright abriu uma disputa legal contra ele.
Durante a audiência, para que Cøbra pudesse fazer valer os seus direitos, ele teria que revelar a sua identidade. Como o bitcoiner valorizava seu anonimato mais do que uma eventual vitória na disputa, portanto, optou por renunciar a seu direito de se defender ou apresentar quaisquer argumentos perante o juiz. Essa abstenção tornou mais fácil a vitória para Craig Wright.
Isso significa que os tribunais britânicos estão reconhecendo Craig Wright como o autor do whitepaper do Bitcoin? Não, e também não significa que os tribunais britânicos estejam identificando Craig como Satoshi Nakamoto. Então o que isso significa?
Craig Wright teve que abandonar muitos de seus processos judiciais significativos contra membros proeminentes da comunidade que optaram por defender seus argumentos ativamente. No entanto, o anonimato de Cøbra foi fundamental para que Wright ganhasse pelo menos uma batalha legal ou relativa importância midiática.
De todos os sites que hospedam o whitepaper do Bitcoin, processar o pseudônimo webmaster do Bitcoin.org foi uma medida que Craig poderia tentar na esperança de não obter qualquer resposta de defesa.
E é isso que significa. O site Bitcoin.org terá que remover o acesso ao white paper Bitcoin para o Reino Unido e postar informações sobre a vitória de Wright, simplesmente porque o pseudônimo decidiu não se defender.
Mas em uma espécie de provocação final, Cøbra disse que pagaria com prazer as penalidades monetárias com uma transferência de Bitcoin para um endereço publicamente reconhecido como sendo de Satoshi Nakamoto.
“Fico feliz em pagar a Craig seus custos com o caso do white paper do Bitcoin.
Como é que um pagamento de BTC para o endereço associado ao bloco # 9 soa?
– Cøbra (@CobraBitcoin) 28 de junho de 2021. “
No entanto, Craig Wright provavelmente recusará a oferta de Cøbra.
Leia mais: Bilionário do Shark Tank revela sua carteira de criptomoedas