Uma série de criptoativos baseados em projetos de Inteligência Artificial (IA) saltaram após falas recentes de Vitalik Buterin, fundador do Ethereum.
Dados mostram que vários tokens no setor, incluindo AGIX da SingularityNET, 0x0.ai, OCEAN da Ocean Protocol, GRT da The Graph, FET e outros, subiram mais de 10%, respectivamente, durante o último dia, empurrando o setor para US$ 18,06 bilhões e seu volume de negócios para aproximadamente US$ 2,5 bilhões.
De acordo com Buterin, a tecnologia de IA poderia ajudar os desenvolvedores de redes blockchain a identificar bugs e auxiliar na verificação de códigos.
“No momento, o maior risco técnico do Ethereum provavelmente são os bugs no código, e qualquer coisa que pudesse mudar significativamente o jogo seria incrível”, acrescentou.
Seus comentários vêm na sequência de sua recente exploração da sinergia entre IA e criptoativos, detalhada em uma postagem no blog em 30 de janeiro.
Buterin destacou que a integração da IA poderia revolucionar os criptosistemas, especialmente em cenários em que participantes individuais são substituídos por entidades de IA, permitindo uma operação mais eficiente em microescala.
Embora reconhecendo a funcionalidade e as melhorias de segurança da integração da IA, Buterin também pediu cautela, especialmente em ambientes de alto valor e alto risco.
No entanto, apesar do entusiasmo, persistem preocupações quanto à sua eficácia na detecção de bugs. Daniel “Haxx” Stenberg, da cURL, destacou desafios potenciais, incluindo o risco de falsos positivos gerados por IA, complicando os esforços de identificação de bugs.