Criptomoedas de privacidade passam por dezenas de remoções em 2024

Bitcoin e Monero

Criptomoedas focadas em privacidade e anonimato passaram por 60 exclusões de exchanges e plataformas este ano, de acordo com relatório da Kaiko. Esta é uma tendência global, que se acentuou nos últimos anos.

O relatório rastreou as criptomoedas Monero (XMR), Dash (DASH), Decred (DCR), Mask (MASK), Rose (ROSE) e Zcash (ZEC). Notavelmente, Monero –a maior do mercado– foi a criptomoeda mais removida das corretoras.

Pressão regulatória

Conforme destacado, as corretoras vem removendo as criptomoedas focadas em privacidade devido a riscos e pressões regulatórias crescentes. 

Em 2018, o Japão proibiu a negociação de criptomoedas focadas em privacidade. Em 2020, os governos da Austrália e Coreia do Sul começaram a  pressionar as exchanges para remover esta classe de ativos digitais.

Outras jurisdições que vem desincentivando ou restringindo estes ativos incluem os Emirados Árabes Unidos e a União Europeia. Algumas das corretoras que removeram a classe de ativos incluem Binance, Kraken e OKX.

Privacidade em blockchain

Redes blockchain públicas, como Bitcoin e Ethereum, são completamente transparentes. Isto significa que é possível verificar o saldo e histórico de transações de todos os endereços. 

Para obter maior privacidade utilizando estas redes é necessário recorrer a ferramentas de privacidade, como mixers, coinjoins ou redes de segunda camada. Ainda assim, ferramentas de privacidade também vem sendo restringidas, como foi o caso do Tornado Cash.

Por sua vez, criptomoedas como Monero não são rastreáveis. Isto significa que não é possível verificar publicamente o histórico de transações e saldo de um endereço. 

Apesar dos seus recursos, o Monero segue com um desempenho financeiro fraco. A criptomoeda segue com preço abaixo da máxima histórica de 2018:

Leia mais: Monero (XMR): Entenda como funciona a criptomoeda de privacidade

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza