Criptomoedas não valem nada, sugere Eike Batista

O empresário Eike Batista participou recentemente de uma conversa no podcast Café com Ferri. Na ocasião, o empresário sugeriu que as criptomoedas não possuem valor, devido a falta de um lastro. 

No entanto, ele apontou a utilidade da tecnologia blockchain, citando a tokenização de ativos financeiros. Ao ser perguntado sobre o mercado de criptomoedas, Eike foi enfático ao apontar que não gosta da classe de ativos como investimento:

“Nada que não tem lastro vale alguma coisa. Tá maluco? O que vale é o blockchain que tá por trás né, para você tokenizar as coisas. A tecnologia que dá segurança. Mas como reserva de valor? Tenha santa paciência!”

No entanto, a fala de Eike é contraditória, visto que as criptomoedas descentralizadas fazem parte integral de redes como o Bitcoin e o Ethereum. Dessa forma, tecnologias como a tokenização de ativos só podem existir em redes descentralizadas por meio dos criptoativos. 

A tokenização consiste em registrar algum ativo financeiro, bem ou propriedade em uma rede blockchain. Atualmente, o Ethereum é a principal plataforma para tokenização de ativos. Dezenas de bilhões em stablecoins e outros ativos estão registrados no protocolo.

Para utilizar ativos tokenizados em blockchains como Ethereum e Tron, é necessário possuir o criptoativo nativo. Na prática, o preço destes criptoativos tende a ser maior quanto maior for a utilidade destas redes.

A ideia de que criptomoedas não possuem lastro pode ser contraditória. De fato, não há nenhum outro ativo financeiro que seja utilizado para garantir o valor de moedas como Bitcoin ou Ether. No entanto, isto não significa que elas não possuam utilidade ou demanda real de mercado.

Neste conceito, o ouro e outros ativos também não possuem “lastro”, mas ainda assim possuem utilidade. No entanto, ainda assim existem criptoativos lastreados em ouro, prata, moedas de governo e outros. Tudo isso é possível através da tecnologia blockchain.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza