Joana Cotar, deputada da Alemanha e apoiadora do mercado de criptomoedas, criticou o governo por estar vendendo o seu estoque de 50 mil bitcoins. As moedas foram fruto de uma apreensão em 2013 contra o site de pirataria Movie2k.to.
Até o momento, cerca de US$ 195 milhões em bitcoin foram vendidos em diferentes corretoras. O governo está adotando a estratégia de liquidar estes ativos parcialmente em vendas no mercado aberto.
Joana criticou as vendas em uma publicação no X, e sugeriu que as moedas poderiam ser utilizadas como um ativo de reserva:
“Em vez de manter #Bitcoin como moeda de reserva estratégica, como já está a ser debatido nos EUA, o nosso governo está vendendo em grande escala. […] Isso não apenas não faz sentido, mas é contraproducente […]”.
Além disso, a parlamentar afirmou que ela está “colaborando com especialistas, como Samson Mow, para explorar o potencial do bitcoin nessa função”.
Samson Mow é fundador da Jan3, empresa destinada a promover o uso do Bitcoin, principalmente por instituições públicas. Samson Mow foi um dos responsáveis por ajudar na integração do governo de El Salvador ao Bitcoin.
“Como deputada, sinto a responsabilidade de utilizar minha posição independente para promover o entendimento e o uso do Bitcoin”, afirmou Joana.