Dólar alcança maior nível em 3 anos e governo estuda corte de gastos

Dólar

O dólar americano fechou o dia com uma cotação de R$ 5,77, um dos maiores níveis registrados nos últimos anos. A moeda dos Estados Unidos está agora mais próxima de alcançar sua máxima histórica.

Em maio de 2020, o dólar chegou a ser negociado a R$ 5,98 em um momento de instabilidade econômica global. No entanto, o dólar seguiu em um canal de baixa que se estendeu nos últimos anos. No entanto, o dólar iniciou uma corrida de alta no começo do ano, disparando cerca de 20%.

Corte de gastos

O Ministério da Economia, chefiado por Fernando Haddad, destacou a intenção de cortar gastos para reduzir a pressão do dólar americano. 

Haddad afirmou que está em conversa com o presidente:

“Não tem uma data. Ele [o presidente] que vai definir. Mas a gente está avançando a conversa. Estamos falando muito com o [Ministério do] Planejamento também”.

Notavelmente, Donald Trump destacou que, caso seja eleito, criará um Departamento de Eficiência, que terá como objetivo reduzir despesas do governo federal. Isso, por sua vez, deve fortalecer o dólar americano.

Uma eventual vitória de Trump poderia aumentar ainda mais a pressão do dólar sobre o real brasileiro.

Expansão da base monetária

A redução de gastos mencionada por Haddad é fundamental para equilibrar as contas do estado. Outro ponto de destaque é a necessidade de reduzir a emissão de reais, que segue em tendência de alta nos últimos anos.

Em contrapartida, o governo dos EUA segue com a base monetária (M2) do dólar praticamente estável.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza